sábado, 17 de setembro de 2005

Pintura da Pintura


"Venus de Urbino" - Tiziano Vecellio, "Titian"

Tela de Ticiano escondida sob outra pintura vai à leilão



Um retrato excepcional pintado pelo grande mestre italiano Ticiano, recoberto por outra pintura e redescoberto mais de 400 anos depois, será oferecido em leilão em dezembro. A expectativa é que seja vendido por mais de 9 milhões de dólares.

Revelado por raios X e restaurado à custa de grande trabalho, o "Retrato de uma Senhora e sua Filha", de Ticiano, estava inacabado qua
ndo o mestre renascentista morreu, em 1576, e foi recoberto por uma pintura de "Tobias e o Anjo", provavelmente feita por um dos discípulos de Ticiano, Leonardo Corona.


"O fato de o quadro ter ficado inacabado significa que não deve ter sido visto como tendo valor na época, e, também, que provavelmente não havia sido encomendado por ninguém", disse ele.A tela mostra uma mulher jovem olhando com calma da tela, com seu braço esquerdo envolvendo, em um gesto protetor, o ombro de uma menina que olha para cima, com expressão de reverência.

A tela é única não apenas porque Ticiano (cujo nome real foi Tiziano Vecellio) raramente pintava mulheres, como também porque acreditava-se até agora que nunca tivesse pintado uma mãe e filha juntas.


Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.