sábado, 17 de setembro de 2005

15º Videobrasil - São Paulo

Performances ocupam programação na última semana
do 15º Videobrasil

Faltando pouco mais de uma semana para o encerramento do 15º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil, a programação do evento no Sesc Pompéia privilegia performances de artistas representativos da modalidade no Brasil.

Neste sábado, dia 17, é a vez da dupla Angela Detanico e Rafael Lain apresentar "Sound Waves for Selected Landscapes", criação que flerta com o vídeo, a fotografia e a pintura. Angela Detanico explica melhor a concepção da obra, como declarado ao catálogo do 15º Videobrasil: "escolhemos imagens figurativas, próximas à experiência concreta do mundo, mas enfatizamos seu teor de representação digital ao apresentá-las em preto-e-branco, pixelizadas.

Aqui, o interesse é entender como a representação constrói as imagens do mundo e, em última instância, como constrói o mundo. [...] Em 'Sound Waves for Selected Landscapes', o paradoxo entre o instante congelado e o movimento do looping cria uma espécie de instante eterno, tempo que se resolve em si mesmo, instante de suspensão".

Já na terça-feira, dia 20, é a vez da banda-instalação Chelpa Ferro, que em 2005 foi destaque na Bienal de Veneza.

O artista performático mineiro Marco Paulo Rolla, que ministra ao longo do Videobrasil oficina sobre a arte, apresenta "Urgência Social" na quinta-feira, 22.

Um dos últimos eventos da programação deste Videobrasil é a performance "Engrenagem", a ser realizada por Eder Santos, Paulo Santos, Stephen Vitiello e Ana Gastelois no sábado, dia 24.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.