domingo, 18 de setembro de 2005

Oktoberfest

A Oktoberfest está chegando



A Oktoberfest 2005 de Blumenau, em Santa Catarina, ocorrerá entre 07 e 23 de outubro. A animada festa popular que combina música, dança e culinária alemãs é o maior evento do gênero em toda a América. Segundo os organizadores, a Oktober de Blumenau perde em tamanho apenas para a festa de Munique, na Alemanha. Em 19 edições, a festa catarinense reuniu mais de 13,3 milhões de pessoas.


O chope e a cerveja em abundância, além dos tradicionais pratos da culinária alemã e da alegria dos participantes, atraem brasileiros de todo o país. A Oktoberfest envolve toda a cidade, mas se centraliza no complexo de pavilhões e instalações da Fundação Promotora de Exposições de Blumenau (Proeb), no Bairro da Velha.

O complexo, denominado Parque da Oktoberfest, tem uma área de 39 mil metros quadrados, sendo 21 mil de área construída. A maior parte das construções tem arquitetura com características alemãs, como a Vila Germânica, um conjunto de lojas onde os visitantes encontram todos os tipos de lembranças de Blumenau e também artigos para a festa, como canecões de chope.

A rua XV de novembro, principal via do Centro de Blumenau, é onde se realizam os desfiles de carros alegóricos no decorrer dos dias de festa. Os desfiles deste ano ocorrerão nos dias 08 (sábado), 12 (feriado nacional), 15 (sábado), dia 19 (quarta), e 23 (domingo). Participam dos desfiles bandas típicas, grupos folclóricos, clubes sociais, grupos teatrais, a rainha e as princesas da Oktoberfest, clubes de caça e tiro e representantes das festas de outubro de outras cidades catarinenses. Este ano, o desfile terá como tema "A Colonização do Vale do Itajaí". Os primeiros imigrantes alemães chegaram à região a partir de 1850.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.