sexta-feira, 16 de setembro de 2005

Paris - Exposição afro-brasileira

Paris abre exposição com peças africanas e afro-brasileiras





O Musée Dapper, em Paris, inaugura no próximo dia 21 a exposição "Brasil, A Herança Africana", como parte da programação do Ano do Brasil na França. A mostra reúne 130 peças africanas e afro-brasileiras e é a primeira exposição sobre o tema a ser realizada na França. Com curadoria da jornalista, autora e diretora do Musée Dapper, Christiane Falgayrettes-Leveau, a mostra fica em cartaz até 26 de março de 2006.

"Brasil, A Herança Africana" apresenta obras produzidas na África e no Brasil desde século 18 até hoje. São esculturas, objetos profanos e rituais, oratórios, fotografias, pintura, instalações, feitos em vários materiais, provenientes de instituições e de coleções particulares do Brasil e da Europa.

O objetivo da exposição é promover um "diálogo" entre as obras africanas e afro-brasileiras, a partir do conteúdo e da forma, evidenciando assim seu parentesco. Um exemplo dessa dinâmica é a montagem do altar do pai-de-santo baiano Laércio Messias do Sacramento ao lado de um altar africano.

As peças afro-brasileiras que compõem a exposição vieram de São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco, sendo que suas principais influências vêm das culturas Yorubá (Nigéria, Benin), Fon/Ewe (Benin, Togo) e Bantu (Congo e Angola),

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.