segunda-feira, 26 de setembro de 2005

Outro Século


"Meninas de Biquíni"


No final do sec. III d.C., os romanos ao contrário dos gregos, não se exercitavam nus no ginásio, mas usavam roupas sumárias muito semelhantes às "modernas".
Na Villa Romana de Casale, distante 5km de Piazza Armerina, na Sicília - Itália, onde a mais rica coleção de mosaicos romanos pode ser apreciada. A Villa foi construída em cima de restos de uma outra vila, aproximadamente no final do primeiro quarto do sec. IV . Parece uma margem de tempo bastante "precisa".

O local era provavelmente o centro de um imenso latifúndio que cobria toda a área circunvizinha à ele. O complexo se manteve inabitado, não se pode precisar o seu tempo, talvez 150 anos, mas a Villa se expandiu ao seu redor com o nome de Platia, que deriva de palatium.

Foi atacada e destruída em parte, provavelmente no período de dominação dos Vândalos e Visigodos. Mas os edifícios se mantiveram em uso, pelo menos parte deles, durante o período bizantino e árabe. Diz-se, que o lugar foi abandonado para o bem de todos quando um deslizamento de terra cobriu a Villa e os habitantes que sobreviveram se mudaram para o local onde actualmente está localizada a Piazza Armerina.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.