quinta-feira, 1 de setembro de 2005

Poção Mágica

Monges Beneditinos criaram na Idade Média
poção mágica para emagrecer

Já não se fazem mais monges como antigamente. Um grupo de historiadores britânicos descobriu que monges beneditinos da Idade Média criaram uma poção sagrada contra a obesidade há 845 anos.

A descoberta aconteceu em um monastério do século 12 em Edimburgo, na Escócia. A poção beneditina mostra que o caminho para a magreza não é nada doce: a poção era feita com uma erva tão amarga que os gordinhos que tomavam o líquido ficavam sem apetite por semanas e acabavam perdendo uns quilinhos.

A planta de gosto duvidoso, da família Lathyrus linifolius, foi encontrada muito perto do monastério de Soutra Aisle e acredita-se que ela era cultivada pelos beneditinos para fabricar a poção natural.


Os cientistas encontraram também no monastério vasilhas e jarras com sobras de medicinas medievais, como analgésicos de sálvia e ópio, gorduras para o tratamento contra os parasitas intestinais ou folhas de agrião contra a calvície ou para limpar o sangue.

Como se não bastasse, os monges desenvolveram, entre uma oração e outra, técnicas para amputar pernas e braços, criar instrumentos cirúrgicos e deter gangrenas.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.