sexta-feira, 9 de setembro de 2005

KATRINA - sites fraudulentos de doações

Proliferam sites fraudulentos de doações para víctimas do Katrina


Os americanos estão dispostos a fazer grandes doações para a tragédia do furacão Katrina, mas cada vez mais proliferam na internet os site e os e-mails fraudulentos que geraram advertências das autoridades e processos judiciais em alguns estados.

Alguns dos correios eletrônicos, que chegam aos americanos com o logo da Cruz Vermelha e imagens dramáticas da cidade de Nova Orleans sob as águas, pedem que as doações sejam feita clicando-se num determinado link da mensagem, segundo a empresa Sophos Labs, especialista em segurança na internet.

"Estas tentativas não transmitem vírus ou outras ameaças, e sim usam mensagens e imagens para conseguir que o destinatário dê dinheiro e forneça dados pessoais", afirma Carole Theriault, consultora de segurança da Sophos.

A InfoSec Academy, outra empresa de segurança informática, informa que outro mecanismo funciona oferecendo um link com notícias sobre o desastre. Esse link redireciona o usuário para um site onde os hackers podem instalar vírus e programas-espiões que permitem tomar o controle do computador visitante e roubar suas informações.

"Há uma grande quantidade de lugares seguros que necessitam de contribuições para ajudar os desabrigados, mas as pessoas devem tomar extrema precaução quando forem doar por intermédio de sites na internet", alerta o presidente da InfoSec, Richard Van Luvender.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.