quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

Fernando Meirelles e o "Jardineiro Fiel" concorrem ao Globo de Ouro

"O Jardineiro Fiel", filme de Fernando Meirelles, foi indicado ao Globo de Ouro de melhor drama, melhor direção e melhor atriz coadjuvante nesta terça-feira.

Na categoria drama, o diretor brasileiro irá disputar com "Brokeback Mountain", de Ang Lee, "Good Night, and Good Luck", de George Clooney, "Marcas da Violência", de David Cronenberg, e "Match Point", de Woody Allen.

Na categoria melhor direção, concorre com Allen, Clooney, Lee, Steven Spielberg (por "Munique") e Peter Jackson (por "King Kong").

Rachel Weisz concorre ao prêmio de melhor atriz coadjuvante com Scarlett Johansson, Shirley MacLaine, Frances McDormand e Michelle Williams.

"Brokeback", sobre o romance entre dois caubóis, liderou o número de indicações, concorrendo em sete categorias, incluindo também melhor ator em drama (Heath Ledger) e melhor atriz coadjuvante (Michelle Williams).

O trabalho de Ang Lee já recebeu vários prêmios da crítica e é o principal candidato na corrida para o Oscar.

Em seguida, cada um com quatro indicações ao Globo de Ouro, estão "Good Night, and Good Luck", "Match Point" e a adaptação cinematográfica do musical da Broadway "Os Produtores".

"Os Produtores" foi indicado a melhor comédia ou musical e concorre com a biografia de Johnny Cash "Walk the Line", "Sra. Henderson Apresenta", a adaptação do romance de Jane Austen "Orgulho e Preconceito" e a produção independente "A Lula e a Baleia".

O Globo de Ouro será entregue pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood em 16 de janeiro. O prêmio é considerado um termômetro para os indicados ao Oscar, o maior prêmio da indústria cinematográfica norte-americana.

Além de Ledger, os indicados a melhor ator num drama são Philip Seymour Hoffman pelo papel de Truman Capote em "Capote", Russel Crowe, que interpreta um boxeador em "Luta Pela Esperança", David Strathairn, como o âncora Edward R. Murrow em "Good Night, and Good Luck", e Terrence Howard pelo papel de cafetão em "Hustle & Flow".

Concorrem ao prêmio de melhor atriz Felicity Huffman, pelo personagem transexual em "Transamerica", Gwyneth Paltrow por "A Prova", Charlize Theron por "Terra Fria", Ziyi Zhang por "Memórias de uma Gueixa" e Maria Bello de "Marcas da Violência".

Seis atores foram indicados ao prêmio de melhor ator em comédia ou musical: Joaquin Phoenix, por "Walk the Line", Cillian Murphy por "Café da Manhã em Plutão", Nathan Lane por "Os Produtores", Johnny Depp por "A Fantástica Fábrica de Chocolate", Pierce Brosnan por "The Matador" e Jeff Daniels por "A Lula e a Baleia".

Disputam a categoria melhor atriz em comédia ou musical Judi Dench por "A Sra. Henderson Apresenta", Reese Witherspoon por "Walk the Line", Sarah Jessica Parker por "The Family Sonte" e Keira Knightley por "Orgulho e Preconceito".

Os indicados a melhor filme estrangeiro incluem as duas produções chinesas "Kung-Fusão" e "Master of Crimson Armor", o francês "Joyeux Noel", o sul-africano "Tsotsi" e o palestino "Paradise Now".

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.