terça-feira, 6 de dezembro de 2005

Sérgio Telles, "Operário Viajante" - S.Paulo

Sergio Telles exibe vibrantes paisagens paulistanas
em nova série de pinturas


O artista plástico Sergio Telles tem a mostra "Operário Viajante", com 32 telas e 10 desenhos inéditos, na Galeria Arte 57, em São Paulo, até 16 de dezembro. Grande parte das obras foi criada no início deste ano, depois que Telles passou por São Paulo em quatro ocasiões, retratando locações centrais e saudosos da metrópole.

Afinal, o carioca de 69 anos é diplomata de carreira, atualmente atuando como embaixador do Brasil na Tunísia, já tendo vivido em cidades como Tóquio, Lisboa, Paris, Genebra e Beirute. "A diplomacia é o protocolo da solidão, e a arte, a mentira da permanência", define o artista.

Sergio Telles tem a propriedade de retratar com cores intensas e gestos expressivos cenas do cotidiano das cidades por onde passa. Além de São Paulo, o artista já pintou paisagens e cenários na França, Líbano, Portugal e África _obras que, pela primeira vez, são apresentadas ao público. Além desse trabalho "exterior", Sergio Telles também apresenta obras de "interior", como suas representações dos ateliês de artistas como Siron Franco, Carlos Bracher e Manabu Mabe.

Na série de quadros que Telles criou a partir de cenários paulistanos, destacam-se paisagens urbanas (como a Rua Santa Ifigênia, esquinas do Bixiga) e fachadas de prédios antigos (Estação Julio Prestes e Anhangabaú, por exemplo). É a linguagem figurativa, iconográfica, de influência clássica, concentrada em temas clássicos, como a natureza-morta e as paisagens.

O poeta e também crítico de arte Ferreira Gullar descreve: "os trabalhos de Sergio possuem o poder de nos conduzir ao mundo fascinante que só existe nos quadros _tessituras de cores e matéria, de tons e meios tons, que vibram como sons, que nos estimulam o olfato, as sensações...". Já o crítico e curador da mostra "Operário Viajante", Olívio Tavares de Araújo, diz que Telles "é um criador visivelmente espontâneo".

A última vez que a obra de Telles foi vista no país foi em 2002, com mostra itinerante que passou pelo MAM da Bahia, pelo Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e no Masp. Fora do Brasil, o artista já participou de exposições no Museu Georges Pompidou e no Museu de Arte Moderna em Paris, por exemplo.

SÉRGIO TELLES - "OPERÁRIO VIAJANTE"
» Onde: Galeria Arte 57 (r. Tatuí, 104 - Jd. Paulista - São Paulo)
» Quando: de 30/11 a 16/12
Seg. a sex., das 10h00 às 19h00; sáb. das 10h00 às 14h00

» Quanto: Grátis
» Informações: (11) 3081-9800 e www.arte57.com.br

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.