terça-feira, 27 de dezembro de 2005

Médicos apresentam resultado de cirurgia inédita em Pernambuco

Os médicos pernambucanos Rui Ferreira e Mauri Cortez vão apresentar, nesta terça-feira (27), os resultados da primeira cirurgia com o uso de células-tronco para recuperação de nervos periféricos no Norte/Nordeste. A operação foi realizada há oito meses no auxiliar de escritório Redivaldo José da Silva, de 37 anos. A coletiva está marcada para às 14h00 no Hospital SOS Mão Recife, localizado na Rua Minas Gerais, 147, Ilha do Leite..

O paciente, que quase perdeu a mão direita num acidente com uma placa de vidro, já recuperou todos os movimentos dos dedos. Na ocasião, além do depoimento de Redivaldo sobre a recuperação, os médicos vão retirar do paciente um tubo de silicone implantado nele durante a cirurgia ocorrida no dia 21 de abri. O tubo serviu para ligar as duas extremidades do nervo rompido, o que ocasionou a perda de parte dos movimentos e da sensibilidade da mão direita.

Crianças - Hoje os mesmo médicos, Rui Ferreira e Mauri Cortez irão operar uma criança de 13 anos, vítima de acidente de carro, usando o método de células-tronco. A técnica será apresentada ao médico francês, Alain Gilbert, considerado uma dos melhores especialistas em cirurgias de mãos no mundo que está no Recife participando da Missão Humanitária Francesa realizada pelo SOS Mão Recife.

Por serem retiradas do próprio paciente as células-tronco não oferecem riscos de rejeição. Elas são retiradas da medula óssea do próprio paciente e tem capacidade de se diferenciar e constituir diversos tecidos no organismo. Geralmente, esse tipo de cirurgia é destinada a pessoas que não tiveram a oportunidade de serem operadas na urgência e com o passar do tempo, o nervo atrofia e perde um segmento.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.