terça-feira, 26 de maio de 2009

O formalista

Nus e flores de Mapplethorpe ganham exposição em São Paulo


Retratos em preto e branco feitos entre 1979 e 1989 pelo artista norte-americano Robert Mapplethorpe (1946 - 1989) ganham mostra na galeria Fortes Vilaça, em São Paulo.


A exposição apresenta 35 imagens feitas por Mapplethorpe, organizadas no espaço da galeria de modo que as fotos de pessoas ficam ao lado das de flores, buscando a semelhança entre as figuras, a harmonia entre as formas. Dessa maneira, a roqueira Patti Smith aparece ao lado de um copo-de-leite, ou torso nu de um homem faz par com uma orquídea vista de cima.


Esta é a segunda mostra do artista norte-americano na Fortes Vilaça. Em 2005, a galeria apresentou uma exposição de Mapplethorpe com curadoria do artista brasileiro Vik Muniz.


O artista norte-americano tornou-se conhecido por seu trabalho que lidava com o erotismo e a busca pela perfeição formal, também foi quem mais chocou a sociedade norte-americana com imagens de sado-masoquismo, sexo e nudez, e era descrito como doce e simpático pelos amigos, era ótimo na mesa de jantar, alguém que não pensariam duas vezes antes de apresentar para a mãe. Portador do vírus HIV, dois anos antes de sua morte fundou a Robert Mapplethorpe Foundation, com o intuito de promover a fotografia e levantar fundos para a luta contra a Aids.


No próximo dia 26 de maio, a galeria da Academia de Belas Artes de Florença, na Itália, abre grande exposição sobre a obra do artista. "Perfection in Form" aborda, assim como a mostra em São Paulo, a busca pela harmonia formal de Mapplethorpe. Ao lado de cerca de 90 fotografias do norte-americano, estarão expostas peças do acervo da instituição, como esculturas de Michelangelo.



ROBERT MAPPLETHORPE
Quando:
ter. a sex., 10h às 19h; sáb., 10h às 17h, até 20 de junho
Onde: Fortes Vilaça (r. Fradique Coutinho, 1.500, tel. 0/xx/11/ 3032-7066; Classificação: livre
Quanto: entrada franca

Será que vem ao Rio?


fonte: UOL

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.