terça-feira, 15 de novembro de 2005

"O Jardineiro Fiel" é indicado a melhor filme não-europeu

"O Jardineiro Fiel", do diretor brasileiro Fernando Meirelles, concorre neste ano a melhor filme não-europeu na premiação da Academia Européia de Cinema.

A cerimônia de entrega dos prêmios acontece em 3 de dezembro no Arena de Berlim. Os Prêmios Europeus foram fundados em 1988 por um grupo de cineastas como alternativa ao Oscar de Hollywood. O cinema latino-americano também pode ganhar um prêmio nessa categoria com "Batalha no céu", do mexicano Carlos Reygadas.

Os outros filmes que concorrem nessa categoria são "Be with me" de Eric Khoo, "Brokeback mountain" de Ang Lee, "Broken Flowers" de Jim Jarmusch, "Crash" de Paul Haggis, "C.R.A.Z.E" de Jean-Marc Vallée, "Good night, and good luck" de George Clooney, "Look both ways" de Sarah Watt, "Sympathy for Lady Vengeance" de Park Chan-Wook e "Tsotsi" de Gavin Hood.

Para melhor filme europeu do ano os indicados são os franceses "Caché", de Michael Hanecke, e "L'enfant", de Jean-Pierre e Luc Dardenne, os alemães "Don't come knocking", de Wim Wenders, e "Sophie Scholl", de Marc Rothemund, o dinamarquês "Bryde", de Susanne Bier, e o britânico "My Summer of Love", de Pawel Pawlikowski. Na categoria "melhor direção" estão indicados Bier, Pawlikowski, Wenders e Hanecke também, além de Roberto Faenza ("Alla luce del sole"), Cristi Piu ("Moartea Domnului Lazaresco") e de Alex de la Iglesia ("Crime Ferpecto").

A Academia distribui também os prêmios do ano à melhor atriz, ao melhor ator, e aos melhores roteiro, câmara, trilha sonora e montagem e à revelação do ano.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.