domingo, 27 de novembro de 2005

Obra inédita de Donatello é destaque de mostra

"Madonna" é destaque de exposição de Siena

"Natividade" - Giovanni Bazzi

Uma obra inédita de Donatello, a "Madonna" criada para o sepulcro de Santa Catarina na igreja de Santa Maria Sopra Minerva, em Roma, é uma das atrações da exposição que reúne grandes artistas italianos e que foi inaugurada nesta sexta-feira em Siena.

A exposição, intitulada "Siena e Roma, Rafael, Caravaggio e os protagonistas de uma relação antiga", se propõe a reconstruir as "profundas relações culturais que ligam as duas cidades", segundo disseram seus responsáveis.

A obra de Donatello possui um significado especial para esta união, já que Santa Catarina, cujo corpo se encontra em Roma e a cabeça em Siena, é uma das melhores provas de tais vínculos.

A escultura, que representa a Virgem entre treze querubins que lhe oferecem duas coroas, era até então conhecida apenas por alguns poucos especialistas, e foi apresentada à comunidade científica em junho, pouco após ser atribuída a Donato di Niccolo di Betto Bardi (1386-1466), mais conhecido como Donatello.

Após a exposição, que será encerrada no dia 5 de março, a obra será devolvida ao do sepulcro de Santa Catarina na igreja de Santa Maria Sopra Minerva, construído em 1430. A exposição inaugurada no palácio Squarcialupi conta com outras 170 obras, entre desenhos, pinturas e esculturas de grandes artistas italianos.

Ao longo da mostra, figuram ainda trabalhos de Ambrogio Lorenzetti, Jacopo della Quercia, Francesco di Giorgio Martini, Giovanni di Paolo, Sano di Pietro, Domenico Beccafumi, Marco Pino, Bernardino Mei, Rutilio Manetti e Niccolo Tornioli.

Antes de chegar ao palácio, os visitantes poderão conhecer outro dos principais elos entre as duas cidades - as ruínas romanas de Siena - e percorrer a via medieval de Francigena, construída para facilitar o percurso que liga Roma à França.

Os visitantes também poderão admirar a "Buona ventura" de Caravaggio, além de outras obras do autor, como o "Narciso" e a "Música", que foi enviada pelo Museu Metropolitano de Nova York. A mostra tem como atrativo especial a exposição de diversas obras inéditas na Itália, dentre as quais algumas obras de artesanato em madeira de Mattia di Nanni, conhecido como Bernacchino, que decoravam os assentos dos governantes de Siena e que hoje se encontram em Nova York e Montreal.

n.r.: "Siena & Roma. Raffaello, Caravaggio e i protagonisti di un legame antico". Siena. Palazzo Squarcialupi, Santa Maria della Scala.
Mas,...inteira:9 euros e meia:7 euros....


0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.