segunda-feira, 28 de novembro de 2005

Dois sítios neolíticos são descobertos no norte da Grécia

Equipes arqueológicas descobriram dois sítios neolíticos de cerca de 8.000 anos no norte da Grécia, informou nesta segunda-feira o Ministério da Cultura grego.

No primeiro sítio, perto de Ptolemaida, os arqueólogos encontraram cinco tumbas de cerâmica, "algumas pintadas e entalhadas", destacou um comunicado do ministério. Eles também descobriram mais de mil objetos, tais como ferramentas de pedra na forma de um machado e 55 pequenas figuras de barro, a maioria retratando mulheres, mas também animais como touros e búfalos.

No segundo sítio, perto de Grevena, onde aparentemente existia uma pequena residência, os arqueólogos encontraram "uma interessante peça de cerâmica com uma inscrição entalhada", acrescentou o ministério.

Os pesquisadores também encontraram estátuas de pedra representando figuras de animais e, ainda mais raro, de humanos, assim como um grande número de ferramentas em pedra.

Em outro local da região de Kozani, especialistas descobriram duas pilastras da época dos romanos, decoradas com relevos e uma inscrição. Um relevo mostra "um homem e uma mulher de pé com um cavalo entre eles e, ao fundo, um criado em menor escala", continuou o ministério.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.