quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Fassbinder mostra cicatrizes da Alemanha

Quarenta e três filmes realizados ao longo de 16 anos de uma vida que durou 37 anos já impressionariam apenas por critérios estatísticos. Porém, tal como o romance para Balzac, para Fassbinder o cinema foi o espelho em que buscou expor as cicatrizes da sociedade alemã e, para isso, muito nunca lhe parecia demais.

Nascido sob as cinzas do nazismo, em maio de 1945, Rainer Werner Fassbinder cresceu com o "milagre econômico" de Konrad Adenauer (chanceler de 1949 a 1963), período durante o qual a ênfase na economia de mercado aliada a um anticomunismo feroz foi a receita para apagar da memória a barbárie. E sua obra coincide com a ascensão ao poder dos social-democratas, quando os traumas encontravam um remédio suficiente no conforto do consumismo.

A maratona de hoje a domingo na Sala Cinemateca traz 18 longas do diretor alemão, que teria completado 60 anos em 2005, além de dois documentários sobre seu trabalho, e permite ver em que medida a história não vive apenas do passado, projetando suas sombras sobre o porvir.

Além de um arguto cronista de seu tempo, Fassbinder foi, mais ainda, um artista obcecado em revelar aos olhos de muitos os efeitos perversos de um modelo social calcado exclusivamente nas forças do individualismo.

Suas histórias de amor, de traição, de paixão e de vingança são de fato narrativas políticas, em que as relações íntimas são acima de tudo relações de poder, de submissão e de obediência. "Para mim, o amor é o melhor, o mais insidioso e o mais eficaz instrumento de opressão social", escreveu o diretor.

A tese começa a ser demonstrada no primeiro longa, com o sugestivo título de "O Amor É Mais Frio que a Morte", e, nos filmes da maratona, segue até "Precaução Diante de uma Prostituta Santa", mas essa fase ainda se ressente de intenções demasiado teóricas.

Maratona Rainer Werner Fassbinder - Parte 1
Quando: de hoje (17 de novembro) a domingo
Onde: Sala Cinemateca
Lgo. Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Mariana - SP
tel. (0xx11) 5084-2177 - r. 210
Quanto: R$ 8,00

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.