quinta-feira, 24 de novembro de 2005

Jorge Amado ganha versão em braile

Os romances "Terras do Sem Fim" e "Mar Morto", de Jorge Amado, e "A Casa do Rio Vermelho", de Zélia Gattai, foram transcritos para o braile. Os livros serão lançados nesta sexta-feira (25) na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, às 9h.

Os romances serão distribuídos para 120 instituições de cegos e 180 bibliotecas públicas, existentes nas principais cidades do país, que possuem núcleo em braile.

O projeto é da Fundação de Apoio ao Instituto Benjamin Constant (Faibc) e foi realizado com apoio da Eletrobrás em comemoração aos 151 anos do Instituto Benjamin Constant.

As instituições que receberão as obras foram indicadas pelo Faibc e já foram notificadas do recebimento. Alguma outra entidade que tiver o interesse em adquirir os livros, porém, pode procurar a Fundação pelos endereços faibc@brfree.com.br ou faibc@ig.com.br.

No Brasil, de acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 148 mil pessoas enquadram-se no conceito funcional e legal de cegueira. Na escola pública regular, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), estão matriculados aproximadamente 19 mil portadores de deficiência visual, deste total oito mil são cegos.

A obra de Jorge Amado

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.