domingo, 27 de novembro de 2005

Bzz ? Nzz, bzzu !

"Conversas" de insetos são reveladas em série da BBC


Técnicas avançadas de imagem e som estão ajudando cientistas a ter novas e impressionantes percepções do comportamento de insetos.

Lagartas de grandes borboletas azuis puderam ser observadas comunicando-se com formigas, fazendo sons que as levam a tratar as lagartas como se fossem suas próprias larvas.

E cientistas agora estudam a possibilidade de estes sons serem ouvidos também pelas vespas que procuram lagartas para depositar seus ovos nelas. Esta é uma das várias histórias que podem ser vistas na série Life in the Undergrowth (Vida nos Pequenos Arbustos, em tradução livre), produzida pela BBC.

"No passado, para se chegar perto de algo, você tinha de jogar luz em cima; portanto, você corria o risco de assustar aquela coisa - e você certamente inibia o comportamento natural", afirmou David Attenborough, apresentador da série.

"Agora nós temos câmeras eletrônicas tão sensíveis que não precisamos mais de toda essa luz e nós também temos lentes muito, muito pequenas; assim, podemos chegar bem perto, e aí você vê coisas magníficas."

Ver mais sobre a matéria aqui.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.