quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

Frase feita: "sumiu, ninguém sabe, ninguém viu"

Uma escultura de aço de 38 toneladas do artista norte-americano Richard Serra (São Francisco,1939), de propriedade do museu Rainha Sofia de Madri, desapareceu misteriosamente há dois meses. A Brigada do Patrimônio Histórico iniciou uma investigação. A notícia, divulgada ontem pela imprensa espanhola, foi confirmada por fontes da polícia.

A escultura Equal-Parallel/Guernica-Bengasi, de 1986, uma composição em aço formada por dois blocos de medidas diferentes da série Equal-Parallel , foi comprada pelo museu Rainha Sofia em 1987 por 36 milhões de pesetas, quase 200 mil euros atuais, e devido às suas dimensões foi mantida em um depósito privado.

Até ontem não havia notícia do paradeiro da escultura. A última documentação disponível é de 1992, ano em que termina o contrato com a empresa "Macarrón,SA", que tinha a peça no seu depósito de Arganda del Rey, em Madri, desde novembre de 1990. "É um imenso prejuízo para o patrimônio do Estado", afirma a diretora do museu, Ana Martínez de Aguilar.

A escultura fez parte da exposição "Referencias: un encuentro artistico en ele tiempo", entre maio e setembro de 1986 sob a curadoria de Carmen Giménez e em abril do ano seguinte foi adquirida da artista pelo Ministério da Cultura por 450 mil marcos alemães (36 milhões de pesetas).

Em 1988, devido à suas grandes dimensões e assim carecer de um lugar adequado em depósito, ficou sob os cuidados da empresa "Fluiters" e posteriormente da "Macarrón,SA" - última empresa depositária da obra.

Segundo a própria Rainha Sofia de Espanha, de acordo com a documentação disponível em seus arquivos, em 1992 a obra estaria sob os cuidados desta empresa especializada.

Com a chegada da atual diretora do Museu, Ana Martínez de Aguilar, e cogitando a possibilidade de uma exposição permanente, é feito um inventário de todas as obras do museu. É quando em 2005, aparecem dificuldades para a devolução da escultura da parte do proprietário da empresa titular do depósito.

Segundo explicações, a devolução não era possível pois era desconhecido o paradeiro da obra de Serra.


fonte: El País

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.