sábado, 21 de janeiro de 2006

E la nave va

Começa a operação de resgate da baleia no Tâmisa

Equipes de resgate colocaram a baleia que está desde sexta-feira no rio Tâmisa, em Londres, em uma bóia flutuante, realizaram exames de saúde e, em seguida, a colocaram em uma barcaça que a levará para o estuário do rio.

A baleia nariz-de-garrafa-do-norte, de cinco metros de comprimento e provavelmente jovem, foi avistada na sexta-feira 40 quilômetros da foz do rio, perto da ponte de Battersea.

Na manhã de sábado, a baleia encalhou no sul de Londres, por causa da maré baixa. Em Chelsea, as equipes de resgate a colocaram na bóia - semelhante às bóias usadas para construção de pontes.

Cerca de 3 mil pessoas acompanham os trabalhos de resgate nas margens do rio. Multidões se formaram ao longo do Tâmisa que atravessa Londres para ver o animal, que geralmente vive em grandes profundidades.

É possível que o cetáceo seja uma das baleias avistadas no início da semana próximas ao Tâmisa, e que tenha se perdido do seu grupo.

Enquanto esperam os resultados dos exames de sangue para saber se a baleia está doente, ela foi colocado em uma barcaça próxima à ponte de Vaxhwall e está sendo levada para a foz do Tâmisa.

Se os veterinários disserem que ela está saudável o suficiente, a baleia será libertada no mar. E é possível que seja levada para alto mar antes de ser solta.

Se eles chegarem à conclusão de que a baleia está morrendo - o máximo que ela poderia sobreviver em água doce seriam dois dias - é possível que a baleia seja sacrificada.


fonte: BBC Brasil

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.