quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

Autenticidade de Caravaggio é confirmada

Após sete anos de análises, especialistas confirmaram que duas pinturas encontradas em uma igreja na França são de autoria do mestre italiano da pintura Michelangelo Merisi da Caravaggio (1573-1610). A descoberta está sendo considerada uma das mais importantes no mundo das artes dos últimos anos.

A Ceia em Emaús, 1601
National Gallery, Londres

Pintor italiano nascido em Caravaggio, perto de Milão (Itália), ficou com o nome de sua terra natal, daí ser "da Caravaggio" - pertencendo ao local Caravaggio - em português seria algo como, Michelangelo Merisi de Caravaggio. O seu estilo é reconhecido pela utilização da técnica de claro-escuro. Em Nápoles, inspirado pelos trabalhos dos mestres do Renascimento, Leonardo da Vinci e Michelangelo Buonarroti, tornou-se um dos precursores do barroco, estilo dominante no século XVII.

Os quadros, "Peregrinação do Nosso Senhor a Emaús" e "São Tomé Colocando o Dedo na Ferida de Cristo" (em tradução livre), estavam esquecidos na Igreja de Santo Antônio, que fica na cidade francesa de Loches, por quase dois séculos.

Acredita-se que as pinturas tenham sido compradas por um embaixador francês em Roma, amigo de Caravaggio.

As obras estavam guardadas na galeria onde fica o órgão da igreja até que um curador se interessou por um detalhe de uma das pinturas. Numa análise mais detalhada, acabou se descobrindo que as duas pinturas pertenciam a Philippe de Bethune, colecionador de arte que conheceu Caravaggio em Roma, onde foi embaixador do rei Henrique IV.

A hipótese mais provável é que as duas pinturas façam parte de um grupo de quatro pinturas do pintor italiano adquiridas por Bethune, que estão registradas em um inventário guardado no Arquivo Nacional de Paris.

As obras são semelhantes a outras de Caravaggio em Londres e em Potsdam."Mas não são cópias exatas. Caravaggio fazia várias versões de suas pinturas", explicou
o especialista no pintor italiano, Jose Freches. As obras continuarão na cidade, que fica no Vale do Loire, onde serão expostas no fim deste ano.

Image hosting by Photobucket


fonte: BBC Brasil

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.