segunda-feira, 27 de março de 2006

SAÚDE I

Cientistas criam porcos "com gordura saudável"


Cientistas da Universidade de Pittsburgh nos Estados Unidos criaram porcos transgênicos que produzem gorduras do tipo ômega 3, consideradas por muitos cientistas como benéficas para o sistema cardiovascular humano.

O estudo foi publicado na revista médica Nature Biotechnology.

A equipe da Universidade de Pittsburgh diz acreditar que a descoberta tem o potencial de tornar o consumo de carne de porco mais saudável para o homem.

Atualmente, a única forma dos seres humanos se beneficiarem do ômega 3 é através de suplementos alimentares ou ingerindo peixes como salmão, atum, cavala e anchova.

"Podemos usar estes animais como modelos do que acontece com a saúde do coração quando aumentamos os níves de ômega 3 no corpo", diz o pesquisador Randy Prather, salientando que porcos e homens têm uma fisiologia semelhante.

"Podemos ver como isso pode ajudar a função cardiovascular."

Além disso, diz o pesquisador, "por serem mais saudáveis eles podem viver mais e ser uma melhor opção para o consumo humano".

Um grande estudo publicado na semana passada, entretanto, analisou 89 pesquisas que se concentraram na relação destas gorduras com doenças cardíacas, câncer e derrames e não encontrou provas de que as gorduras ofereciam proteção.

A análise publicada na revista especializada British Medical Journal examinou o impacto de gorduras ômega 3 em pacientes com doenças de coração crônicas e sugeriu que a gordura não teve nenhum papel na prevenção do retorno destas doenças.

n.r.: meus amigos/as portugueses, fiquem sabendo que algo de que sinto falta e que não há por essas bandas é a truta salmonada. Este peixe no forno fica um must.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.