segunda-feira, 17 de outubro de 2005

Qualidade de Vida

Detesta horário de verão? Saiba como se adaptar
Há algumas sugestões que podem ajudar aqueles que estão acostumados a dormir até mais tarde e, de repente, precisam levantar cedo. Um truque é colocar o despertador para tocar pelo menos 15 minutos antes da hora. O ruído e o próprio processo de despertar, aumentam a quantidade de cortisol, um hormônio cuja produção cresce em situações de estresse.

Quando chegar a hora de deixar a cama, 15 minutos depois, o organismo já estará com mais energia e disposição para aceitar a determinação de que é preciso levantar. Não é por acaso que muitos adolescentes programam seus toca-cds para que sejam acordados 15 minutos antes com suas músicas preferidas, geralmente as mais barulhentas. Há estudos relacionando a música com o aumento do cortisol e da adrenalina no organismo.

Mas chegou sua hora de dormir, e você não sente a menor vontade de dormir. Tome um banho quente, de banheira ou mesmo de chuveiro. Não tenha pressa, esqueça o relógio. Feche bem as cortinas, escureça seu quarto, não tente ficar lendo e vendo TV ao mesmo tempo. E não fique cobrando resultados. No primeiro dia poderá ser um desastre, você corre o risco de passar a madrugada esperando o despertador tocar. Considere tudo isso como natural e acredite que seu organismo será capaz de se adaptar aos seus novos horários em pouco tempo.

Poucas dicas? Veja mais aqui
n.r.: não é tão detestável como parece ser, mas leva um certo tempo até o organismo se adaptar.

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