domingo, 16 de outubro de 2005

"As Cidades do Brasil" registra detalhes da cidade grande


Olhar para as cidades pode ser um prazer especial. Em "Ensaio sobre a Cegueira", Saramago escreve: "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara". E Tuca Vieira "botou reparo" em São Paulo. Reparou na imensidão da metrópole, que consome e engole milhões de pessoas na cadência de uma rotina de extravagâncias, e encontrou nela detalhes capazes de chamar à reflexão.

O livro "As Cidades do Brasil - São Paulo" reúne 74 fotografias que buscam não apenas mostrar uma cidade desconhecida, mas um olhar capaz de transgredir as formas e vê-las renovadas. Uma verdadeira experiência de olhar para a cidade. As imagens de Tuca Vieira, repórter-fotográfico da Folha, e o texto de Marcelo Coelho, colunista do jornal, provam que, para vivenciar São Paulo, é preciso aventurar-se no desconhecido, dar chance ao ilusório e ao incerto.

Conhecedor de São Paulo, Coelho descreve num roteiro preciso e instigante mazelas e delícias da metrópole. Vieira constrói a cidade por seus recortes, mostrando lugares comuns ou detalhes pouco percebidos pelos seus moradores. Quem já parou para observar o marco zero, na praça da Sé? Quem, de uma janela de um edifício da av. Paulista, já parou para observar a coreografia que se desenrola sobre a faixa de pedestres?

Voando por bairros nobres, Vieira consegue mostrar a mistura que faz de São Paulo a cidade dos sonhos e dos pesadelos. Ao unir numa mesma imagem prédios de luxo, com suas piscinas individuais nas sacadas, e uma grande favela, onde os barracos não chegam ao tamanho das varandas vizinhas, revela o verdadeiro design da cidade.

Na construção de "As Cidades do Brasil - São Paulo", escritor e fotógrafo são conscientes da feiúra do mundo e eloqüentes quanto à sujeira, à fumaça, ao calor, ao caos. Ambos valorizam encontros harmoniosos de um mundo para o qual a maioria das pessoas talvez só tenha reservado um olhar de passagem, como um viajante ocasional.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.