quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Feira de Frankfurt - Manuscrito de Borges

Manuscrito de Borges é colocado à venda na Feira de Frankfurt


O manuscrito original de "A biblioteca de Babel", de Jorge Luis Borges, é talvez a maior atração da nova seção de livros antigos da Feira de Frankfurt, que abriu suas portas ao público hoje.

O livreiro John Wronoski, proprietário do sebo Lambe Duck Books de Cambridge, pede pelas oito páginas do conto de Borges, escritas em um caderno de contabilidade, com muitas correções e palavras sublinhadas, a "módica" quantia de 390 mil euros.

Wronoski possui outros manuscritos de Borges, mas, por não possuírem a fama de "A biblioteca de Babel", seus preços são menores. O original do ensaio "La tierra cárdena", por exemplo, custa 37.500 euros.

O único manuscrito conhecido como "Leyenda policial", um conto publicado originalmente na revista "Martin Hierro", em 1927, custa 150 mil euros.

A nova seção de livros antigos abre a Feira de Frankfurt a um novo tipo de público e de especialistas, cujo interesse não são as novidades editoriais, nem a quebra dos direitos autorais, mas a magia que emana de uma edição ou de um manuscrito original.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.