quarta-feira, 5 de abril de 2006

V de Vingança

HQ original será relançada

A editora Panini pretende relançar, ainda neste mês, a HQ de "V de Vingança" em edição única, com 304 páginas, por R$ 39,90.

Com texto de Alan Moore e arte de David Lloyd, a "graphic novel" foi publicada originalmente entre 1982 e 1985 na revista inglesa de quadrinhos alternativos "Warrior", onde não chegou a ser finalizada. Em 1988, Moore e Lloyd retomaram e concluíram a série na norte-americana DC Comics.

Inspirada pelo cenário político da época ("Havia uma espécie de eixo Reagan/ Thatcher, parecia que a sociedade ocidental estava mudando para pior", disse Moore) e misturando referências literárias ("1984", de Orwell, "Fahrenheit 451", de Bradbury), dos quadrinhos ("O Sombra", "Judge Dredd") e das artes (Shakespeare, Max Ernst), a dupla criou um intrincado libelo contra o totalitarismo.

Na história, um mascarado de passado misterioso e inclinação anarquista luta contra o governo fascista que se instalou na (então) Inglaterra futurística de 1997, após a guerra nuclear.

"V" já havia sido publicada no Brasil em 1989, em cinco edições, pela editora Globo. Depois, foi republicada pela Via Lettera.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.