segunda-feira, 10 de abril de 2006

Arquiteto Paulo Mendes da Rocha


Paulo Archias Mendes da Rocha nasceu em 25 de Outubro de 1928 em Vitória - Espírito Santo, é um arquiteto e urbanista brasileiro. Pertencente à geração de arquitetos modernistas liderada por João Batista Vilanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura brasileira contemporânea, o arquiteto brasileiro recebeu a maior distinção mundial da Arquitetura, o Prêmio Pritzker, anunciou nesta segunda-feira a Fundação Hyatt, responsável pela concessão do prêmio.

Paulo Mendes da Rocha, de 78 anos, se tornou assim o segundo agraciado do Brasil. Oscar Niemeyer foi o primeiro brasileiro a receber o Pritzker, em 1988.

Ao anunciar a decisão do júri, Thomas Pritzker, presidente da Fundação Hyatt, destacou o caráter universal da obra de Paulo Mendes.

O prêmio, que já foi concedido aos arquitetos Kenzo Tange (Japão), Sir Norman Foster (Grã-Bretanha), Aldo Rossi (Itália) e Álvaro Siza (Portugal), foi concedido apenas a três latino-americanos desde sua criação em 1979, entre eles, o arquiteto mexicano Luis Barragán.

É autor de projetos como o do Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) em 1988. Em 2002, ele revitalizou a Praça do Patriarca no coração do centro deteriorado de São Paulo, erguendo um gigantesco pórtico de aço que parece flutuar sobre a praça. É nesta cidade também que o arquiteto passou a maior parte da vida.

Paulo Mendes da Rocha, falando de São Paulo, descreveu o prêmio como uma honraria para os arquitetos brasileiros e latino-americanos.

"Fiquei muito emocionado (com o prêmio) e posso dizer que considero essa atenção com a minha obra uma forma de considerar de extrema importância o trabalho da arquitetura na América Latina, um espaço novo, recentíssimo", disse Mendes da Rocha à Reuters, em entrevista na quarta-feira.

"Paulo Mendes da Rocha põe o alegre ritmo do Brasil em seu trabalho, e ao fazer isso levanta o espírito de todos cujas vidas são tocadas por ele", disse o presidente do júri, Lord Palumbo.

Recentemente ele projetou casas financiadas pelo governo em Madri, na Espanha, e está trabalhando na Galícia, no noroeste da Espanha, integrando novos prédios no campus da Universidade de Vigo.

O prêmio, concebido pela família Pritzker de Chicago, os donos da cadeia de hotel Hyatt, será dado a Mendes da Rocha em uma cerimônia em 30 de maio em Istambul, na Turquia.


fonte: Wikipédia e Reuters

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.