terça-feira, 4 de abril de 2006

"Jardim do Solar" - Museu da Casa Brasileira, SP

Há muito muito tempo atrás, uma cidade brasileira crescia rapidamente. Na virada do século 19 (1895) para o século 20, sua população de 130 mil habitantes da qual 71 mil eram estrangeiros chegou a 239 mil e 200 habitantes em 1900. Surgiam as primeiras linhas de bonde, os reservatórios de água e a iluminação à gás. As ruas e avenidas eram arborizadas, arejadas e circundadas por palacetes de grandes cafeicultores, a elite paulistana.

Foi uma época que a maioria de nós só conheceu através de livros ou pela boca de nossos avós e bisavós, mas graças à manutenção de poucas construções antigas e à preservação de vários documentos fotográficos mantém viva a memória verde de uma cidade que podemos desfrutar muitos anos depois.

Jardim do Solar é a exposição que apresenta o jardim do Museu da Casa Brasileira (MCB), como um acervo vivo e um dos últimos espaços verdes remanescentes que ilustram hábitos de moradia da elite paulistana, entre o final do século 19 e a 2ª Grande Guerra.



A mostra consiste de painéis instalados no próprio jardim, que recuperam um pouco da história desse espaço verde nascido como parte integrante do solar do casal Fábio e Renata Prado, em 1945, no contexto das mudanças de costumes que tiveram lugar na capital, a partir do final do século 19. Também convida a um passeio pelo bosque, ao apresentar individualmente 30 árvores.

A curadoria da exposição é do arquiteto e historiador Guilherme Mazza Dourado. A mostra será usada para desenvolver programas de educação ambiental com escolares e integra uma ação de revitalização do jardim, realizada com a colaboração da Associação Nacional de Paisagismo (ANP) e da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap).


Jardim do Solar
» Onde: Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2750
» Quando: de 2/4 a 2/7.
Terça a domingo, das 10h às 18h
» Informações: tel.(11)3032-3727 e 3032-2564


fonte: MCB e DPH - A Cidade de São Paulo

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.