quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Está tudo errado...






Eu acredito sinceramente que a morte de Mark Duggan, de 29 anos, pela polícia londrina foi mais um excesso cometido assim como a morte do brasileiro Jean Charles de Menezes que foi confundido com um mulçumano, mas a onda de violência nas ruas de Londres não resolverá o problema da população jovem, descendente de imigrantes que sofre preconceitos nas terras da Rainha Elizabeth.

A Europa, de uma maneira geral, não tem muita simpatia por imigrantes, não é à toa que os brasileiros são o povo mais barrado nos aeroportos da Europa, e acho um absurdo que até este momento o Itamaraty não tenha se manifestado com este tipo de atitude.

Eu mesma fui revistada no aeroporto do Porto porque viajava sozinha - e até admito a preocupação sobre o tráfico de drogas -, mas o que achei inadmissível foi que mesmo sendo cidadã portuguesa, como é o meu caso, com um passaporte português em mãos, a senhora que revistou minhas malas me perguntou onde eu ficaria. Com esta pergunta me senti uma criminosa. Como assim para onde eu ia? Eu estava no meu país e tenho livre acesso a qualquer lugar onde eu queira ir. E ela ainda fez uma cara desconfiada e repetiu a pergunta quando lhe respondi, provavelmente por conta de meu sotaque brasileiro.

Essa atitude de vandalismo que ocorre nas ruas de Londres é de uma irresponsabilidade sem tamanho, os imigrantes honestos, que trabalham e querem seu lugar ao sol muito provavelmente terão uma retaliação por esta atitude cometida. Acho que falta uma liderança da parte desse imigrantes para ir em desacordo ao que oportunistas estão fazendo por lá.

Infelizmente sabemos que a grande maioria dos ingleses não será complacente com os imigrantes e nem pararão pra pensar o que leva pessoas a terem uma atitude extremada e não separarão o joio do trigo, ou seja, não conseguirão enxergar a dor de pessoas que são constantemente oprimidas. Só enxergarão o bando de baderneiros que resolveu usar um fato grave ocorrido com um homem pra tirar vantagem. Infelizmente é assim que o ser humano reage.


imagem:UOL

8 comentários:

Beth/Lilás disse...

Bom dia, Cris!
Ah, cara amiga isso será o estopim para o que virá de ruim daqui pra frente! Eu vejo dias sombrios na Europa e já ando até sem vontade de lá voltar.
Mas, diga-me, como irão sobreviver sem a mão de obra de imigrantes?
Eles têm que entender esta situação e saber trabalhar muito bem, senão sofrerão na pele demasiadamente.
Europeus continuam a saquear mares e destruir muitos povos, como os africanos até hoje e agora não querem aceitá-los em seus territórios???
Falam mal dos EUA, talvez por inveja, mas vejo que foi o país que até agora está sabendo se entender melhor com a globalização.
beijos cariocas

Cris Caetano disse...

Acho que você está certa, querida... não duvido nada que o futuro seja ainda pior.

Beijocas

MeandYou disse...

Cris,
Não se esqueça de dar uma olhada na poesia hoje do Me and You.
bjs cariocas

Luis Eme disse...

lá estás tu a "obrigar-me" a concordar contigo, Cris!
:)

fora de brincadeiras, não existem quaisquer dúvidas que a situação nunca esteve tão má para os emigrantes, em qualquer parte do mundo.

situação que é pior para os muçulmanos. quando que coloco na pele deles, imagino o quanto são humilhados, especialmente nos EUA. dá vontade de não viajar, não conhecer o mundo ocidental.

infelizmente esta onda provocada pelo capitalismo selvagem, não é só económica, também se intromete nos direitos humanos, que nos são retirados todos os dias.

a revolta é um caminho natural, depois da indignação e do sentimento de injustiça que todos experimentamos.

e por cá as coisas também estão feias, muito pelo desemprego e também pelo preconceito, que cresce sem parar.

(sai mais um testamento para a mesa do canto)

beijos

Cris Caetano disse...

Vou lá já, já... se eu deixar pra depois não vou conseguir, meu dia hoje vai ser corrido. :)

Beijocas

Cris Caetano disse...

hehehe :)

Um bom testamento, Luis. Ainda ontem mamãe telefonou ao nosso primo e pela conversa confirma-se o que dizes por aqui. Definitivamente tudo que anda acontecendo, e acredito que possa piorar, só tem a ver com o capitalismo selvagem.

E desta vez sou eu que concordo contigo. ;)

Beijos

Luis Eme disse...

as coisas estão feias mesmo, temos mesmo de lutar para que o mundo volte a ter alguma lógica, Cris.

(sei que tu és mais "casario", mas escrevi sobre estas coisas nas duas últimas postas no "largo" - que é cada vez mais o blogue número um cá da casa...)

beijos

Cris Caetano disse...

Verdade, mas de vez em quando passo no 'Largo'. Mais tarde dou um pulinho lá (tô de saída), o assunto me interessa.

Beijos, Luis

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.