sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Parabéns ao meu Nuvens

Nunca havia reparado que este Nuvens nasceu no dia 7 de agosto de 2005, o número 7 é constante em minha vida, mas nunca entendi porquê nem corri atrás em saber.

Hoje abri o blog achando que devia comemorar por todos os anos que não comemorei os seus aniversários, nunca tive coragem e ainda hoje me custa porque me lembro como ele surgiu. Surgiu de uma fuga. Sei lá porquê achei que era uma boa idéia criar um blog pra desviar a minha atenção de uma imensa tristeza, deu certo, na altura, me ajudou a superá-la. Mas ainda hoje me lembro e as lágrimas escorrem rosto abaixo enquanto escrevo.

Minha família é grande, e quando digo família estão incluídos, tios, tias, primos, primas e agregados, todos sempre reunidos na casa dos avós maternos (não conheci os paternos) em volta de uma mesa imensa, num apartamento grande que sempre parecia pequeno quando todos estavam presentes. E por esses e outros motivos, temos todos uma ligação forte de afeto. E um dia, no final de julho de 2005, meu tio, mais velho que minha mãe, sentiu dores no estômago, e teve que ser operado, era um cancêr avançado que não deu sinais nos check-ups anuais, acordou bem da operação e faleceu algumas horas depois. Foi um choque. Recebi a notícia às 8hs da manhã, da filha do meu primo mais velho que simplesmente disse: "Oi, Cris, prepara a tua mãe, o tio A. morreu." E eu dei um grito no telefone de susto e minha mãe olhando pra minha cara começou a tremer toda... e eu não precisei dizer mais nada...

Revivi a morte de meu avô, meu tio era parecidíssimo com ele, inclusive na personalidade, caladão, mas quando abria a boca pra brincadeira tinha tiradas inteligentes que me proporcionavam gargalhadas. Pra piorar, o neto mais novo, que era grudado nele tinha a mesma idade que eu tinha quando meu avô morreu... chorei por L. que não derramou uma lágrima e eu tinha certeza que sabia como o pequeno se sentia.

Por toda essa dor, tentei várias vezes comemorar os aniversários do blog, mas nunca consegui de verdade, e hoje me veio isso na cabeça, comemorar agora por todos os anos que não comemorei, mudar, mandar a tristeza pra outro lado, superar, fazer diferente, encarar a dor de forma diferente. Confesso alguma angústia na comemoração e não sei explicar porque a sinto, mas sinto uma imensa necessidade de superá-la.

Agora, limpando o rosto e tentando abrir algum sorriso. Aceitam uma champagne? Há pra todos os que fazem este Nuvens ser o que é.






2 comentários:

Dona Frick disse...

Por algum motivo, só hoje li este post...
Escrever de fato faz bem a alma.
É como se tivéssemos o poder de "espantar" aqueles pesadelos horríveis que queremos falar e não conseguimos, a voz não aparece.
Mas na escrita, não.
Seja por qual motivo for, se o que escreves vem da alma, não ofende a dignidade alheia, apenas se escreve como um jorro, como dizia a querida Clarice Lispector; então, o mundo compartilha dos seus sentimentos, de suas idéias e a superação nasce daí...como um passe de mágica...
Escreva, escreva, escreva...
E Parabéns! O Nuvens merece!
Um grande beijo,
D.Frick

Cris Caetano disse...

Querida...

Diversas vezes escrevo como se as palavras jorrassem de minha mente, como diria Clarice.

Me emociono por algumas coisas e hoje você fez com que me emocionasse de novo. Obrigada.

Beijão

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.