quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Direitos e Deveres



Onde começa e termina o seu dever e o seu direito perante alguma coisa?

Como vivemos em sociedade temos vários deveres em função das regras que nos são impostas para convivermos pacificamente uns com os outros sem que os direitos de ambos sejam afetados.

E quanto a tomar posições com relação a qualquer assunto? Isso já é de ordem pessoal e se posicionar depende exclusivamente de se acreditar naquilo pelo qual se toma partido.

Por que eu falo sobre isso? Foi solicitado a mim que colocasse um selo aqui sobre a morte de uma criança. A questão em si continua sendo investigada (e me dou o direito de não citar nomes), há fatos confusos e inconclusivos, que causam a mim dúvidas sobre quem seja o real responsável. E foi por esse motivo que declinei a colocar o selo aqui referente ao assunto porque a situação para mim não é simples como: queremos justiça e ponto final, já que o pedido de justiça com relação à morte da tal criança é relacionado diretamente à notícias sobre o caso onde há uma clara tendência sobre quem seja o culpado.

Eu, como pessoa e cidadã, também quero justiça - não só nesse caso, mas em todos onde a situação assim exija -, mas nunca me verão relacionada a uma situação onde não tenho certeza da culpa do outro e é assim que essa situação se coloca: queremos justiça porque foi fulano que cometeu a ação.

Não sou assim, antes de me posicionar sobre qual lado eu vou escolher eu preciso, ao menos, acreditar que não estou sendo injusta. E quando não tenho certeza, dou-me o tempo necessário para que novos acontecimentos me ajudem a refletir sobre o assunto.

Não sou juiz, não sou advogada e também não tenho obrigação nenhuma de participar de coisas das quais não acredito.

Por esse motivo me posiciono a favor de que seja encontrado o culpado e também contra julgar alguém que não tenho certeza de ter culpa.



"Sou muito mais que essas letras. Sou as minhas atitudes, os meus sentimentos, as minhas idéias." Clarice Lispector



0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.