domingo, 12 de abril de 2009

Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro



O Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro chega á sétima edição elegendo a trilha sonora como protagonista. Criada em 2002, pela Academia Brasileira de Cinema, sob a batuta do cineasta Roberto Farias, presidente da entidade, a premiação ganhou status ao longo dos anos e hoje é considerada a mais importante do cinema nacional. O evento acontece dia 14 de abril, às 21 hs, no Vivo Rio.

O ponto forte da premiação é a participação de representantes de todas as tendências do cinema nacional - o quadro de votantes é formado por cerca de 300 membros da academia, realizadores, distribuidores, diretores, atores, roteiristas, exibidores e críticos de cinema, entre outros profissionais envolvidos com todas as etapas da produção de um filme.

Os votos, secretos, são escolhidos via internet, num processo auditado pela PricewaterhouseCoopers.

Desde o ano passado, o troféu oferecido aos vencedores das 25 categorias passou a se chamar Grande Otelo, em homenagem ao ator. E, nesta edição, foram criadas duas novas categorias: Melhor Longa-metragem infantil e Melhor Trilha Sonora Original.

Concorrem ao prêmio todos os filmes lançados comercialmente entre 1 de janeiro a 31 de dezembro. O diretor Nelson Pereira dos Santos é o homenageado nesta edição.

A Vivo patrocina o prêmio desde o ano passado. Na avaliação de Alfredo Sirufo, diretor regional da Vivo, o apoio reforça o compromisso da compainha com a democratização e a valorização da cultura nacional. ¨O pano de fundo desse e de outros investimentos que estamos realizando é a evolução do cinema nacional, nos últimos anos. A gente se orgulha de estar contribuindo para esse processo¨, diz o executivo. Desde 2005, a compainha tem investido de modo significativo no cinema nacional, patrocinando produções cinematográficas como ¨A Selva¨, de Leonardo Vieira, ¨Casa de Areia¨, de Andrucha Waddington, ¨Polaróides Urbanas¨, de Miguel Falabella, e ¨O Passado¨, de Hector Babenco, entre outros. A empresa também patrocina há dez anos, O Festival de Cinema de Granado.

Eu já votei e quase me esquecia de que era possível ainda o público votar na premiação. Até hoje, domingo, o público poderá escolher seus filmes preferidos nas categorias Melhor Longa-Metragem Nacional e Estrangeiro pelo voto popular. A votação poderá ser feita via celular, enviando um torpedo com o nome do filme para o número 22211, ou via internet, no site www.academiabrasileiradecinema.com.br.

Filmes Nacionais:
* O Banheiro do Papa
* Ensaio Sobre a Cegueira
* Estômago
* Linha de Passe
* Meu Nome Não é Johnny

Filmes Estrangeiros:
* 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
* Onde os Fracos Não Têm Vez
* O Escafrando e a Borboleta
* Vicky Cristina Barcelona
* Desejo e Reparação

n.r.: até sexta-feira, o site da academia abria na boa, hoje há pouco dava erro, não sei porquê.


fonte:Jornal O Globo, textos de Larissa Morais/Vania Mezzonato

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.