quinta-feira, 19 de julho de 2007

Eça de Queiroz em Quadrinhos, ou Banda Desenhada

"A Relíquia", clássico do escritor português Eça de Queirós, ganha versão HQ


Quando se fala de um grande escritor da literatura mundial, logo se pensa em alguém muito sério, cuja obra deve ser sempre elogiada, jamais alterada. Mas o cartunista Marcatti não teve medo quando lhe propuseram fazer uma adaptação para os quadrinhos de um dos principais livros do português Eça de Queirós, "A Relíquia", um clássico do século 19. Isso porque, para enfrentar o desafio, o desenhista brasileiro escolheu uma arma que o próprio Eça usava à beça e que se tornou um dos segredos de sua excelente literatura: a ironia.



Com traço afiado e um sarcasmo sombrio, Marcatti conseguiu dar nova vida aos personagens do romance, realçando nas linhas de seus rostos as dúvidas, agonias e incertezas que sentem ao longo da história.

"A Relíquia" conta a trajetória de Teodorico Raposo. Um jovem recém-formado e órfão, que vive sob a tirânica asa de uma tia muito religiosa que provêm o seu sustento e, ainda, guarda sua cobiçada herança.



Eça de Queirós (1845-1900) foi um mestre da chamada prosa realista e fazia duras críticas à sociedade portuguesa e à Igreja. Em "A Relíquia", estes estão representados, justamente, pela avarenta tia Patrocínio e os religiosos e intrigueiros de plantão que a cercam. Teodorico é enviado pela tia a fazer uma peregrinação à Terra Santa. A viagem, inspirada nas visitas que Eça fez ao Egito e a Israel quando tinha 23 anos, é transformadora. O jovem vê lugares diferentes, conhece comerciantes oportunistas, prostitutas e cientistas que mudam seu modo de ver o mundo. Mas eis que Teodorico tem a brilhante idéia de ludibriar a tia, fabricando uma réplica da coroa de espinhos de Jesus para dar-lhe de presente. Cria-se uma imensa confusão, que causa a desgraça de Teodorico e o leva a cometer uma transgressão violenta, que Eça descreve de modo ousadíssimo para a época.



Marcatti usou imagens da Lisboa do século 19 para desenhar os cenários da HQ e criou uma linguagem interessante a partir de uma adaptação do português falado em Portugal. "A Relíquia" em HQ é uma recriação inteligente da obra desse incrível escritor, cujo estilo guarda semelhanças ao de nosso Machado de Assis. Mas, lembre-se, por melhor que seja o quadrinho, nada substitui o livro original. Aproveite essa porta aberta por Marcatti e conheça de verdade Eça e seus incríveis personagens.




A RELÍQUIA
Adaptação do cartunista Marcatti para obra de Eça de Queiróz
Editora Conrad
R$ 32 (224 págs.)



fonte:Folha de S.Paulo

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.