quarta-feira, 8 de fevereiro de 2006

Dietas especias em viagens inesquecíveis

Sensação sobre 1º vôo é incrível, diz astronauta brasileiro


O astronauta brasileiro Marcos Pontes disse em entrevista coletiva, na Cidade das Estrelas, na Rússia, que "a sensação” sobre seu primeiro vôo “é realmente uma coisa incrível, difícil de descrever. Essa missão é muito importante para o nosso país, para nossa Ciência".

O astronauta levará nove experimentos científicos para o espaço, sendo que o principal deles é da área de nanotecnologia.

Pontes, cuja primeira viagem ao espaço está programada para o final de março, comentou que ainda está preparando a lista de objetos pessoais que levará na nave russa Soyus TMA-8.

Questionado se levaria objetos religiosos, ele comentou: "Levarei fotos da família, itens institucionais para o Brasil. Em relação a símbolos mais religiosos, sou religioso também. Tenho meus próprios símbolos".

Pontes encaminhará a relação de objetos pessoais para a Agência Espacial Brasileira até o dia 15 de fevereiro.

Além de Pontes, participam da missão o russo Pavel Vinogradov e o americano Jeff Williams.

A nave vai para a Estação Espacial Internacional. Pontes voltará após oito dias com a tripulação americana que está na estação desde outubro.


Lula segue dieta e não bebe há 40 dias, diz Furlan

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não bebe há 40 dias, disse nesta quarta-feira o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, em Argel, a capital da Argélia.

"Ele vem seguindo à risca o regime dele, inclusive está abstêmio há cerca de 40 dias", disse Furlan, que, ao lado de outros seis ministros, acompanha Lula em um giro por quatro países africanos.

"Ele só toma coca light e a gente tem que acompanhá-lo", disse ele, rindo.

Furlan disse que "Lula está muito bem-humorado" e que ficou muito contente com o último check-up médico, feito no sábado.

Polêmica

"O médico dele disse que ele está com corpinho de atleta. No teste ergométrico, por exemplo, ele teria dito ao médico 'pode acelerar que eu agüento'."

O ministro disse que Lula emagreceu 12 kg desde o início do regime.

Perguntado se a melhora da forma física seria uma preparação para a campanha presidencial, furlan disse, sorrindo, que não. "É para essa maratona de viagens."

Em maio de 2004 o correspondente do jornal americano The New York Times no Brasil, Larry Rohter, deu início a uma polêmica ao escrever um artigo no qual dizia que o consumo alcoólico do presidente Lula estaria preocupando a população brasileira.

Em represália contra o artigo, o governo brasileiro ameaçou cancelar o visto de Rohter.

Na época, Lula negou ter problemas com o álcool e disse que a reportagem de Rohter era infundada, difamatória e um exemplo de mau jornalismo.


fonte: BBC Brasil1 BBC Brasil2

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.