sexta-feira, 17 de fevereiro de 2006

Mostra Pierre Verger - S.Paulo

O Brasil de Pierre Verger

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) inicia 2006 com duas exposições fotográficas, sendo a primeira dedicada ao fotógrafo-etnólogo francês Pierre Verger.

A mostra "O Brasil de Pierre Verger" - a primeira delas -, na Grande Sala, registra os 10 anos de sua morte (em 1996) e os 60 anos de Brasil, com sua chegada à Bahia onde escolheu viver. E a Sala Paulo Figueiredo, apresenta a segunda ostra com imagens modernas e contemporâneas do acervo do MAM, sob curadoria de Eder Chiodetto.

Image hosting by Photobucket
"Bumba meu boi", Recife - 1947

"O Brasil de Pierre Verger" também apresenta 290 fotografias do francês, sendo que 70% é inédita ao público. A curadoria é de Alex Baradel que pesquisou as imagens na Fundação Pierre Verger. Ele destaca na exposição imagens do interior da Bahia e de Pernambuco, além de retratos arquitetônicos (inclusive de São Paulo), religiosos e carnavalescos da região, com dança e personagens capturados por suas lentes na virada dos anos 40 para os 50.


Em 1988, Pierre Verger toma a decisão de criar a Fundação Pierre Verger :
A criação da Fundação Pierre Verger foi a conseqüência de dois de meus amores: o que sinto pela Bahia e aquele que tenho pela região da África, situada no Golfo de Benin. Ela se propõe, através de seus objetivos e suas atividades, a realçar esta herança comum, oferecendo à Bahia o que ela conhece sobre o Benin e a Nigéria e informar esses países sobre suas influências culturais na Bahia”.

Desde o falecimento de Pierre Verger em 1996 a Fundação tem como meta a continuação da sua obra. Em 2001 a Fundação decidiu criar este website para divulgar melhor o trabalho do fotógrafo-etnólogo e informar ao público as atividades e eventos em torno da sua obra.

"O Brasil de Pierre Verger"
- MAM São Paulo : 15 de fevereiro - 26 de março 2006
- MAM Rio de Janeiro : 30 de maio - 16 de julho 2006
- MAM Salvador : 3 de agosto - 8 de novembro 2006



fonte: UOL

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.