segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Sonho de consumo

IFA 2008 - Eletrodomésticos high-tech


Se Rosie, a simpática empregada-robô do desenho Os Jetsons, existisse de verdade e visitasse a feira berlinense IFA, não conseguiria disfarçar o receio de perder o emprego. No pavilhão Home Appliances, totalmente dedicado aos eletrodomésticos inteligentes, novidade da 48ª edição do maior evento do setor de eletrônicos de consumo na Europa, o que não faltam são auxiliares para as tarefas mais enfadonhas do dia-a-dia doméstico.

Secadora de roupas Electrolux com tecnologia que usa vapor para passar camisas


Geladeiras que se conectam à Web e podem ser comandadas pelo iPod, máquinas de lavar que passam peças de roupa, lavadoras de louça que auxiliam na economia de até 400 euros ao ano e robôs que aspiram todos os cantos da casa são alguns dos itens expostos no espaçoso pavilhão —ao lado de milhares de cafeteiras ultra sofisticadas (algumas, custando mais de mil euros; uma tendência entre os europeus, segundo um executivo ouvido pelo UOL Tecnologia).

Entre os equipamentos dos sonhos de qualquer dona de casa (ou solteiro preguiçoso), estão o Roomba, robô que aspira a casa enquanto o dono pode ir ler o jornal, passear no parque ou realizar uma tarefa profissional, e o Scooba, que lava o piso de áreas externas.

Feitos pela empresa norte-americana iRobot (que também fabrica robôs destinados a uso militar, como desarmamento de bombas e espionagem de território inimigo), ambos chegam à Europa em versões renovadas.

O primeiro, o Roomba, tem bateria com duração de 100 minutos, o que, segundo o diretor da iRobot na Europa, Milan Vajs, permite que ele limpe quatro cômodos. Possui função que limita em quais áreas da casa pode entrar e programação para os dias em que deve entrar em ação. Ao fim do trabalho, volta sozinho para a base que recarrega sua bateria. Na Europa, custará 299 euros quando for lançado, em novembro.

Já o Scooba é o robô da empresa que cuida da área externa da casa. Com compartimento para um litro d'água, lava pisos e coleta a água que usa, armazenada em um tanque interno do equipamento. Também a ser lançado na Europa, em novembro, por 399 euros.

O executivo Vajs festeja o sucesso do equipamento na feira (onde o estande da iRobot é bastante procurado) e nos mercados norte-americano e europeu. "Desde o lançamento do conceito de robô-aspirador, no início da década, já vendemos mais de 2,5 milhões de equipamentos", explica.


fonte:UOL

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.