domingo, 11 de fevereiro de 2007

Turismo - 1ª Edição - Visconde de Mauá

Visconde de Mauá


É um distrito do município de Resende, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. De forma mais ampla, o nome Visconde de Mauá é atribuído ao conjunto das vilas de Mauá, Maringá e Maromba e seus diversos vales, como o Vale das Cruzes, Alcantilado, Pavão e Grama. Situada a 1200 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, compreende parte dos municípios de Resende-RJ, Itatiaia-RJ e Bocaina de Minas-MG. As vilas ficam, em média, a 40km das sedes desses municípios.

Visconde de Mauá tem cerca de seis mil habitantes. A principal atividade econômica da região é o turismo, com mais de 100 estabelecimentos de hospedagem e dezenas de restaurantes, alguns especializados em trutas e receitas à base de pinhão.

A região se localiza em área de preservação ambiental, na serra da Mantiqueira, a 1200 m de altitude. Os visitantes são atraídos pelas belezas naturais das cachoeiras e vales.

É a porta de entrada para quem vem de São Paulo ou Rio de Janeiro. O acesso para Visconde de Mauá é através da Via Dutra, no Km 311/RJ. Vindo do Rio, a saída fica 3 km depois de Resende. Vindo de São Paulo, é logo depois da Polícia Rodoviária de Itatiaia. Passe a entrada para Penedo e siga até o fim do asfalto. Depois, são 15 km de estrada de terra até a entrada de Mauá. Em Mauá se localizam serviços como caixa eletrônico, agência dos Correios, polícia, farmácia e posto de informações. A vila acompanha o percurso do rio Preto, onde se praticam canoagem e bóia-cross. Na estrada para Campo Alegre também encontram-se pousadas amplas e hotéis-fazenda.

História
O nome Visconde de Mauá homenageia Irineu Evangelista de Sousa, barão e depois visconde, que recebeu as terras da região em 1870, como concessão do governo federal para exploração de madeira, que seria transformada em carvão vegetal. Em 1889, ainda no Império, seu filho, Henrique Irineu de Souza, instalou nas terras um núcleo colonial, formado por famílias de imigrantes europeus. A iniciativa fracassou e a maior parte dos colonos retornou aos países de origem. Em 1908 o governo federal compra as terras de Henrique e cria o Núcleo Colonial Visconde de Mauá, segunda tentativa de receber colonos europeus. Este núcleo acaba extinto em 1916.

Cachoeiras

Cachoeira Véu da Noiva
No mesmo caminho da Cachoeira do Escorrega, saindo da vila da Maromba, após a 1ª ponte, existe uma estradinha a esquerda leva até a Cachoeira Véu da Noiva.


Cachoeira do Escorrega
Seguindo adiante, na bifurcação, suba pela esquerda e você encontrará a Cachoeira do Escorrega. Como o próprio nome está dizendo, possui um tobogã natural onde as pessoas deslizam e mergulham no poço de águas geladas.


Toca da Raposa
Um pouco mais a frente, com uma queda de 5 metros, a cachoeira da Toca da Raposa encontra-se entre as pedras, no meio da mata.


Cachoeiras do Alcantilado
Saindo da Vila de Visconde de Mauá, após o único posto de Gasolina da região, entre na primeira a direita. Atravesse a ponte da Gávea, dobre a direita novamente. Após 1 km você encontrará o mirante do Alcantilado. Mais 2 km ä sua esquerda está a estrada que leva às cachoeiras. Passe pela ponte e mais 500m estará no portão de entrada da Fazenda onde se localizam as cachoeiras. São 1500 metros pela mata com pássaros, borboletas e 9 pontos de atrações entre cachoeiras, grutas, piscinas naturais e mirantes. Possui um bar e estacionamento e cobra pequena taxa de visitação de R$5,00 por visitante.


Corredeiras do Alcantilado
Parque temático com esportes radicais para crianças e adultos. Situado no vale do Rio Alcantilado, abaixo das cachoeiras do Alcantilado. Bóia-cross nível infantil e adulto, tirolesa com três níveis, arvorismo com dois níveis, escalada em corda, rapel, pêndulo, estilingue, trilhas, área de play-ground, lanchonete. Lá encontra-se também o Museu Duas Rodas.


Eventos

Maio: Festa do Pinhão e Concurso Gastronômico
Junho: festa de São João (Maringá)
Setembro: Temporada da Truta


Passeios

Cachoeira da Santa Clara
Cachoeira do Alcantilado
Cachoeira do Escorrega
Cachoeira do Santuário
Cachoeira do Véu da Noiva
Cachoeiras da Saudade
Corredeiras do Alcantilado
Museu Duas Rodas
Pedra Selada
Poção da Maromba
Poção do Marimbondo
Toca da Raposa


Para quem gosta de um pouco de aventura, há a Ecomauá, perfeita para caminhadas, passeios off road e muita aventura pelas trilhas das montanhas monitorados por guias autorizados. Passeios com guia em cavalos de raça, por trilhas especiais, trekking e camping selvagem. Dentre os muitos esportes que podem ser praticados na região, destacam-se o alpinismo, o rapel, a canoagem, o rafting e montain bike.

Conheço Itatiaia, Resende e claro, Visconde de Mauá, onde não apareço há uns anos. Com isso posso dizer que o Rio de Janeiro tem muito mais para oferecer além da praia de Copacabana e do Sambódromo


fonte:Wikipédia e Guia Mauá (http://www.guiamaua.com.br/)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.