sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Bléin, Blón, Bléin, Blón

Horário de verão termina à meia-noite de sábado


Acertem os ponteiros do relógio, o horário de verão termina à meia-noite do próximo sábado (dia 24), quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

A medida vigora desde o dia 5 de novembro de 2006. A expectativa do governo era a de que a mudança no horário provocasse, durante 112 dias, uma redução na demanda de energia entre 4% e 5% no início da noite, horário em que o sistema elétrico é mais utilizado.



O resultado efetivo da medida neste ano ainda está sendo contabilizado pelo governo. O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) chegou a estimar que a economia atinja R$ 50 milhões, valor equivalente à geração de usinas termelétricas que deixariam de ser utilizadas com a mudança no horário.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967 a mudança no horário foi decretada nove vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados atingidos e no período de duração.


fonte:Folha Online

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.