quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Livro mostra faces da favela pelas mãos de grandes autores

Grandes autores, entre eles Drummond, Rubem Fonseca, João Antônio, Lygia Fagundes Telles, Paulo Lins, Luiz Ruffato e Marçal Aquino, mostram as várias faces da favela, ora em cenas violentas, com drogas, tiros, massacres, ora em cenas ternas, com a narração de amores, canções, e heroísmo. É este o perfil do livro "Cenas da Favela", organizado por Nelson de Oliveira para o selo Geração Editorial, agora associado com a Ediouro.

Nelson de Oliveira, o organizador, premiado no Casa de las Américas, de Havana, e mestre em Letras pela USP, garimpou nos livros dos grandes nomes clássicos ou jovens da literatura brasileira. Além de contos, o livro traz trechos de romance, diários e poemas.

São 24 autores: Carlos Drummond de Andrade, Rubem Fonseca, João Antonio, Wander Piroli, Lygia Fagundes Telles, Cecília Prada, Carolina Maria de Jesus, Paulo Lins, Sérgio Fantini, Ferréz, Luiz Ruffato, Marçal Aquino, Alberto Mussa, Chico Lopes, Fernando Bonassi, João Anzanello Carrascoza, Marcelino Freire, Nelson de Oliveira, João Paulo Cuenca, Luis Marra, Ronaldo Bressane, João Paulo Cuenca, João Batista Melo e Antônio Fraga.

"Cenas da Favela" traz contos célebres como "Feliz ano novo", de Rubem Fonseca (1925), que chegou a ser proibido pela ditadura militar em 1975, e "O guardador", de João Antônio (1937-1996), além de poemas, como o contundente "Favelário nacional" , de Drummond (1902-1987), e trechos do diário "Quarto de despejo", de Carolina Maria de Jesus (1914-1977).

Também está na antologia a imortal da Academia Brasileira de Letras Lygia Fagundes Telles (1923), com o conto "O x do problema", do livro "Cemitério dos ratos" (1977). Outro escritor presente é Paulo Lins (1958), autor do romance "Cidade de Deus", filmado por Fernando Meirelles. Em "Cenas da Favela" ele publica o bonito e engajado conto "Destino de artista", sobre dois compositores de samba-enredo, Empadinha e Azeitona.


fonte:Folha Online

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.