domingo, 4 de fevereiro de 2007

Aquecimento global

Ações individuais ajudam a reduzir emissões em 1/3


A organização ambiental WWF disse que indivíduos podem "fazer diferença", e tomar medidas simples para reduzir em um terço as emissões de gás carbônico do planeta.

Um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (sigla IPCC, em inglês) da ONU concluiu que o aquecimento global é motivado por ações humanas.

Veja como você pode contribuir, com medidas simples compiladas pelo WWF, para conter os efeitos negativos deste processo:

Madeira:
Procure o selo FSC (Forest Stewardship Council), que garante que a madeira foi retirada corretamente. O desmatamento é o principal responsável por nossas emissões de gases causadores do efeito estufa.

Carne:
Pergunte ao seu açogueiro ou ao supermercado que freqüenta de onde vem a carne que você compra. Cerca de 70% das áreas desmatadas são para abertura de novas pastagens, diz o WWF.

Vegetais e verduras:
Prefira alimentos da estação, e de preferência produzidos localmente. São mais baratos e requerem menos transporte e refrigeração.

Transporte:
Prefira o transporte público; para viagens curtas a trabalho ou de turismo, vá de ônibus; entre viajar de carro e de avião, prefira o carro: apesar de poluente, não emite tantos gases estufa na atmosfera quanto as aeronaves; use bicicleta ou caminhe sempre que possível. É saudável e você estará estará contribuindo para um planeta mais limpo; se não houver ciclovias, fale com seus representantes políticos para que as construam.

Automóvel:
Faça sempre a revisão do seu carro. Um carro que funciona corretamente consome menos combustível e menos gases causadores do efeito estufa; calibre bem os pneus do seu carro. Os pneus bem calibrados evitam um consumo excessivo de gasolina e dão mais segurança; ao comprar, dê preferência aos veículos flex e que sejam mais econômicos;
se puder, abasteça com álcool e não com gasolina.

Em casa:
Use aparelhos eficientes em consumo de eletricidade; retire das tomadas os aparelhos em stand-by (os que ficam com as luzinhas vermelhas acesas); desligue as luzes dos ambientes não utilizados; instale painéis solares para aquecer a água. A longo prazo, você poupará energia e dinheiro; substitua as lâmpadas principais da casa por lâmpadas fluorescentes compactas, consomem 75% a menos que as convencionais; desligue o chuveiro quando estiver se ensaboando; entre usar o microondas e o forno elétrico convencional, prefira o primeiro: gasta um terço da energia do segundo; tampe as panelas quando estiver cozinhando.

No trabalho:
Verifique se as luzes estão desligadas ao sair; mantenha os aparelhos de ar condicionado a 25º C; verifique se os aparelhos de ar condicionado estão na sombra. Eles consomem 5% menos se não estiverem no sol; seja ativo: forme uma comissão para verificar como a empresa pode gastar menos energia.

Resumindo, praticar ações de cidadania não fazem mal a ninguém. E vale lembrar que o estrago já está feito, mas vale a pena minimizá-lo, já que nós, nossos filhos e nossos netos só temos este planeta para vivermos.


fonte:BBC Brasil

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.