quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Primeira mostra do designer Karim Rashid no Brasil

Nascido em Cairo, no Egito, e criado no Canadá, o designer Karim Rashid ganha a partir desta quinta (23) a primeira exposição retrospectiva de suas obras, que vão desde utensílios domésticos até instalações artísticas e projetos de arquitetura. A abertura de "Karim Rashid - Arte e Design num Mundo Global" acontece nesta quinta (23), às 20h, e a exposição fica em cartaz até 04 de janeiro de 2009.

Karim, vencedor assíduo de premiações internacionais de design industrial, é tido por críticos como o curador nova-iorquino Jeffrey Deitch como um dos criadores que melhor concilia arte, design, entretenimento e comércio. Em um texto que divulgou como "Karimanifesto", o designer afirma que sua intenção é "fazer as pessoas participarem do mundo contemporâneo" e "vê-las se livrarem da nostalgia, das tradições antiquadas, de velhos rituais, do kitsch e do sem sentido".



Na longa lista de clientes do escritório de Karim Rashid, que atualmente está envolvida em 50 projetos em 27 países, figuram grandes empresas como Prada, Sony e Giorgio Armani, além da marca brasileira de calçados femininos Melissa.

As 60 peças da exposição "Karim Rashid - Arte e Design num Mundo Global" incluem objetos, móveis e embalagens, e vieram do acervo do museu alemão Die Neue Sammlung, de Munique. A montagem da exposição foi desenhada por Karim e pelo curador Albrecht Bangert, que afirmou ter como uma de suas metas ressaltar a "dimensão espiritual" do trabalho do egípcio.



Além de palestrante em diversas universidades pelo planeta, Karim Rashid é também autor dos livros "Digipop", da editora Taschen, e "Design Yourself" (2006), da Harper Collins.



"Karim Rashid - Arte e Design num Mundo Global"
»Onde:
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201, Pinheiros, São Paulo - tel. (11) 2245-1900
»Quando: de 23/10 (abertura, 20h) a 04/01/2009
terça a domingo das 11h às 20h
»Quanto: grátis


fonte:UOL

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.