quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Dólar chega a R$2,31 e Lula recomenda manter o consumo

BC não segura alta. Dólar alto trava negociações para o Natal


O dolár fechou a R$2,31 ontem, com alta de 5,4%. Nem os leilões do Banco Central conseguiram segurar a cotação. A disparada da moeda americana está levando indústria e comércio a rever seus planos para o Natal. A maioria as empresas de eletrodomésticos, como Semp Toshiba, suspendeu temporariamente as vendas. Fabricantes de brinquedos prevêem altas de 15% a 25% dos importados para o fim do ano. A Abras, associação de supermercados, também aposta na necessidade de renegociar contratos fechados para o Natal. Com a crise se agravando na Europa e nos EUA, a Bovespa caiu 4,66%. O presidente Lula, no entanto, pediu que a população não reduza o consumo: "Continuem fazendo as mesmas coisas que faziam."

"Muita gente acha ruim quando eu digo que, se a crise chegar ao Brasil, chegará mais leve. Tem muita gente que acha que é prepotência minha, acha arrogância. Até porque algumas pessoas estão torcendo para que a crise chegue rápido ao Brasil e que cause estragos" - afirmou Lula, no lançamento da plataforma P-51, da Petrobrás, no estaleiro Bras-FELS, em Angra dos Reis.



n.r.: Você está torcendo pelo que o presidente disse? Duvido. Eu também não estou, seria o mesmo que nos chamar de ignorantes e tenho certeza que não sou. É hora de apelar a uma calma no consumo, a crise financeira é global, a cada semana novas tabelas de juros chegam à concessionárias elevando os valores dos financiamento dos automóveis. Os bancos e financeiras reduziram os prazos de créditos para pessoas físicas. Ninguém vai torcer contra o Brasil. Nós, brasileiros que vivemos aqui seríamos os primeiros a perder com a crise, apenas é hora de termos cautela, dar tempo e observar como vai reagir o mercado financeiro com respeito a essa crise que atinge a todos. Mas enfim, fazer o quê? Esse é o presidente que a maioria escolheu através do voto democrático.


fonte:Primeira Página e Abalo Global do Jornal O Globo
foto: Lula na plataforma P-51 (Google)

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.