sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Muralhas de castelo português passam por restauração

As muralhas do castelo de Marvão (distrito de Portalegre, leste de Portugal) são alvo de uma obra de restauração avaliada em 350 mil euros (R$ 912,6 milhões).

Recortada por ruas estreitas de orientação incerta, demarcadas por uma fileira de casas brancas, a vila de Marvão está cercada por muralhas seiscentistas, a mais de 850 metros de altitude.

As obras estão sendo desenvolvidas com o auxílio de uma candidatura ao Programa Operacional da Cultura e devem estar concluídas em junho.

O prefeito local, Vítor Frutuoso disse que as muralhas não ameaçavam ruir, justificando as obras de restauração com a necessidade de "mudar um pouco o seu aspecto envelhecido".

“A manutenção do patrimônio histórico construído é uma mais valia estruturante e afetiva" afirmou o prefeito, acrescentando que pretende que "as muralhas continuem a ser um dos cartões de visita do distrito".

Marvão decidiu retirar a candidatura a Patrimônio da Humanidade em junho de 2006, para evitar a sua anulação, depois de um parecer negativo do Icomos (braço técnico da Unesco na área de patrimônio).

História

Conquistado por D. Afonso Henriques, o local teve sua primeira regulamentação concedida por D. Sancho II, em 1226. A importância da região como centro militar foi testada nos séculos 12 e 13 e mais tarde serviu de "sentinela" durante as disputas territoriais com Castela.

Do seu vasto patrimônio cultural consta o castelo, uma imponente obra da arquitetura militar, cuja atual configuração remonta, em grande parte, ao reinado de D. Dinis.

No conjunto também se destaca a rua do Espírito Santo (antiga rua Direita), onde ainda se conserva a casa do governador, além dos ferros forjados em destaque.

A Igreja do Espírito Santo, com um portal renascentista e uma janela Manuelina, e o pelourinho do século 16 fazem igualmente parte do patrimônio local, assim como o Convento de Nossa Senhora da Estrela, por onde passou a ordem dos franciscanos.



fonte:Agência Lusa

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.