terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Debret do Masp pode não ser um Debret

Definitivamente, o Masp anda com problemas


No passado dia 20 bandidos entraram e saíram do museu em apenas três minutos levando as telas O Lavrador de Café (1939), de Cândido Portinari, e O Retrato de Suzanne Bloch (1904), de Pablo Picasso, que estavam no 2º andar. Juntas, as telas são avaliadas em mais de 100 milhões de reais, segundo informou a assessoria de imprensa do museu. O Masp, desde então, ficou fechado para a investigação detalhada do caso. Ainda em outubro do ano passado, dois homens invadiram o Masp e renderam os seguranças, tentando chegar justamente ao 2º andar. Naquela ocasião, a polícia paulista não deu detalhes sobre a tentativa de roubo, disseram apenas que os assaltantes fugiram sem levar nada. O Masp enfrenta grave crise. Recentemente, o museu teve o fornecimento de energia elétrica cortado por falta de pagamento.



E agora surge uma nova crise no Masp. Segundo o editor e pesquisador Pedro Corrêa do Lago, O quadro "Índios Atravessando um Riacho", que o Masp (Museu de Arte de São Paulo) atribui ao francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848), não é um Debret.

O pesquisador acaba de lançar um catálogo completo de Debret, com cerca de 1.600 ilustrações. Segundo o pesquisador, a tela que está no Masp há mais de 50 anos não é um Debret porque os índios não têm semelhança com os que viviam no Brasil à época e o europeu que aparece de costas não tem "qualquer característica brasileira".

De acordo com o catálogo, a tela do Masp mostra índios caribes e foi pintada pelo italiano Augustin Brunias (1730-1796), um dos mais importantes pintores que retratou o Caribe do século 18.

A boa notícia para o Masp - que se encontra em inferno astral desde o roubo, no dia 20 de dezembro, das telas "O Lavrador de Café", do brasileiro Candido Portinari, e "Retrato de Suzanne Bloch", do espanhol Pablo Picasso - é que a obra de Brunias, se a atribuição estiver correta, vale cerca de R$ 1 milhão, o que a torna mais valiosa do que a de Debret, que não passa de R$ 700 mil.


fonte:Folha Online

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.