sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Desenho inédito de Michelangelo é descoberto no Vaticano


Um desenho inédito do pintor renascentista Michelangelo (1475-1564), realizado durante a construção da basílica de São Pedro no século XVI, foi descoberto nos arquivos da Santa Sé, anunciou nesta quinta-feira o jornal oficial do Vaticano, L'Osservatore Romano.

Em 1546, o célebre artista florentino, de 72 anos, foi encarregado de construir a basílica, onde decidiu acrescentar uma impressionante cúpula.

O desenho inédito, feito com 'sanguínea' -- uma espécie de 'giz vermelho' usando desde o paleolítico e muito apreciado durante a Renascença -- é um esboço da planta de uma das colunas que sustentam a cúpula de São Pedro.

Este é o último desenho que se conhece do artista, considerado uma dos mais importantes da história, já que foi também arquiteto, escultor e pintor.

"Graças ao traço duplo do desenho, pode se admirar vários níveis do objeto, como se a pedra fosse transparente", comentou o jornal da Santa Sé.

O desenho foi usado, provavelmente, para comunicação interna entre Michelangelo e os talhadores de pedra que trabalhavam para ele e foi realizado em 1563, um ano antes de sua morte.

O esboço foi achado nos arquivos da fábrica de São Pedro, onde estão conservados todos os documentos relacionados com a histórica basílica.

O desenho de Michelangelo, que destruiu em vida inúmeros esboços e apontamentos, foi resgatado depois de sua morte por operários para ser executado.

A construção da basílica de São Pedro começou em 1506, por iniciativa do Papa Júlio II e graças a doações arrecadadas em toda a Europa.

Os melhores artistas da época participaram da edificação do monumento como o arquiteto Bramante, o pintor Rafael e o escultor Bernini. O templo foi concluído e consagrado em 1626.

n.r.: o tal desenho ainda não foi mostrado ao público. A notícia que tive foi de que seria mostrado nesta segunda (dia 10), mas ainda não há notícias do dito cujo. Prometo que assim que as fotos estiverem disponíveis na internet, estarão aqui ilustrando o post.


fonte:agência AFP

0

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.