terça-feira, 9 de outubro de 2007

Bueiros grafitados em S.Paulo

Projeto 6 e meia



Os moradores dos bairros paulistanos da Barra Funda, Bom Retiro e Santa Cecília, convivem diariamente com a decadência dos edifícios, a poluição visual e as calçadas maltratadas.



Acostumados a sempre olhar pra baixo para não tropeçar nos obstáculos criados pelo descaso, estes pedestres, há cerca de um ano e meio, passaram a notar também o trabalho dos grafiteiros Delafuente, 25 e SAO, 25, artistas moradores da Barra Funda que resolveram chamar a atenção para o destrato das vias públicas com pinturas em bueiros, postes, grades e tampas de ferro, em projeto batizado de 6 e Meia.



"O nome é uma referência aos ponteiros do relógio, que nesse horário, apontam juntos para baixo, e o que queremos é isso, que as pessoas olhem para o chão", explica Delafuente, que grafita com seu parceiro SAO desde a época do colégio.



Os trabalhos dos artistas, que já passam dos 50, são constantemente apagados pela manutenção da prefeitura, que de tempos em tempos pinta o meio-fio e os bueiros da região. "Mas muitos locais só foram recuperados depois que fizemos os grafites, eles passaram muitos anos abandonados e só foram notados depois das pinturas", diz Delafuente, engrossando o protesto de muitos grafiteiros de São Paulo contra a política de "limpeza seletiva" da atual administração paulistana.



Segundo o artista, "temos um grande projeto para grafitar uma rua inteira que está degradada, transformando seus elementos urbanos em bichos, árvores e plantas grafitadas, mas isso esbarra em uma burocracia tremenda dos órgãos públicos. É uma pena, pois São Paulo é um caos, e as pessoas acabam sendo modificadas pelo trânsito, stress e a poluição. Se ela faz isso com seus moradores, por que não podemos também modificar a cidade?"




fonte:UOL

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.