segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Niemeyer é 100!

A escultura "Uma Mulher, uma Flor, Solidariedade"do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer será inaugurada amanhã, em Paris, com a presença do prefeito da cidade, Bertrand Delanoë, e a embaixadora brasileira na França, Vera Pedrosa. A obra ficará instalada no parque Bercy, na saída da passarela Simone de Beauvoir, que atravessa o rio Sena e une o parque à Biblioteca Nacional da França. A passarela, projeto do arquiteto austríaco radicado na França Dietmar Feichtinger, foi inaugurada no fim do ano passado.

A escultura de Niemeyer, com seis metros de altura e onze de comprimento, foi planejada para constar da programação do Ano do Brasil na França, em 2005, e teve patrocínio do Carrefour. Por conta dos atrasos, ela "passou a fazer parte das festividades do centenário do Niemeyer", conta o produtor brasileiro Emílio Kalil.

Para o arquiteto, a obra é "uma nova forma de apresentar meu conhecimento de escultura, não é um trabalho figurativo, mas ele lembra a forma de uma flor e de uma mulher". Em Paris, ele também é autor da sede do Partido Comunista Francês, obra iniciada em 1967, que possui uma cúpula no estilo do Congresso Nacional, em Brasília, e de um edifício sinuoso, que lembra o Copan, em escala menor.

Niemeyer viveu em Paris na época da concepção do projeto. "Nunca vou esquecer os anos que passei na França, pois ficava nos cafés vendo as turmas mais exóticas e as mulheres mais lindas caminhando", disse o arquiteto, que tem mais de 600 projetos realizados em diversas partes do mundo.



fonte:Folha Online

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.