quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

A suástica ou cruz gamada

Hindus na Europa se unem para preservar suástica


A Alemanha, atualmente na Presidência rotativa da União Européia, quer fazer com que a negação do Holocausto e a exibição de símbolos nazistas seja um crime.

Ramesh Kallidai, do Fórum Hindu da Grã-Bretanha, disse que a suástica foi um símbolo de paz por cinco mil anos antes de adotada pelos nazistas. Segundo Kallidai, uma proibição do símbolo será uma discriminação contra hindus, e sua organização está escrevendo cartas para parlamentares europeus sobre o assunto. Grupos hindus na Holanda, Bélgica e Itália também estão envolvidos na campanha, disse Kallidai.

A suástica já é proibida na Alemanha. Uma tentativa anterior de proibir o símbolo em toda a União Européia, em meados de 2005, fracassou depois de objeções de vários governos, inclusive o britânico.

A Alemanha assumiu a Presidência rotativa de seis meses da União Européia no dia 1º de janeiro.

A suástica ou cruz gamada

A suástica ou cruz gamada é um símbolo místico encontrado em muitas culturas em tempos diferentes, dos índios Hopi aos Astecas, dos Celtas aos Budistas, dos Gregos aos Hindus. Alguns autores acreditam que a suástica tem um valor especial por ser encontrada em muitas culturas sem contatos umas com as outras. Os símbolos a que chamamos suástica possuem detalhes gráficos bastante distintos. Vários desenhos de suásticas usam figuras com três linhas. A nazista tem os braços indo para a esquerda e roda a figura de modo a um dos braços estar no topo. Outras chamadas suásticas não têm braços e consistem de cruzes com linhas curvas. Os símbolos Islâmicos e Malteses parecem mais hélices do que suásticas. A chamada suástica celta dificilmente se assemelha a uma. As suásticas Budistas e Hopi parecem reflexos no espelho do símbolo Nazista. China : Símbolo da orientação quádrupla que segue os pontos cardeais. Desde 700 d.C., ela assume ali o significado de número dez mil. No Japão, a suástica é usada para representar templos e santuários em mapas.

A suástica usada como símbolo do Budismo e que significa "bons ventos", foi utilizada por Adolf Hitler, devido à sua aparência como uma engrenagem, supostamente para simbolizar sua intenção de uma Revolução Industrial na Alemanha. Outro significado atribuído à suástica é "boa sorte", do sânscrito. Em 1957, o governo alemão criou uma lei pela qual a exibição da suástica em bandeiras, documentos e pinturas é expressamente proibida; leis similares foram adotadas em alguns países. Isso aconteceu para inibir qualquer tipo de adoração ao regime nazista.

n.r.:A tolerância é a alma do negócio.


fonte:BBC Brasil e Wikipédia

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.