quinta-feira, 13 de junho de 2013

O lixo e a multa



A partir do mês que vem, o morador do Rio de Janeiro que jogar lixo no chão será multado. Ok, que pese no bolso do sujinho a consequência de sua falta de cidadania, mas daí vem uma pergunta: e quem pune a Prefeitura, representada pela Comlurb na coleta do lixo, quanto ao fato de não retirar o lixo das lixeiras para que o cidadão tenha onde jogar o dito cujo? 

Eu costumo achar a maior graça nas notícias que alguns canais de TV dão por essa contradição, ficam mega felizes como se a solução de um problema tivesse sido encontrada sem questionar o lado que faz a lei. 

Eu posso falar do caminho que faço todos os dias pela manhã: vou pra academia e encontro as lixeiras de rua abarrotadas sem espaço pra um mísero papelzinho, faço minha ginástica, volto e as lixeiras estão na mesma. Tomo banho, me arrumo, passo no ônibus e as lixeiras estão lá, abarrotadas, tudo na mesma. Isso acontece quando existem lixeiras, já andei por ruas, durante um longo caminho, e só fui avistar uma laranjinha depois de muito tempo.

Para mim, uma simples moradora nascida nessa linda cidade do Rio de Janeiro, tem algo errado quando ao planejamento da recolha do lixo, que deviam ser feitos cálculos com relação a quantidade de lixo, o número de lixeiras na cidade, etc, etc... mas sou uma simples moradora, não trabalho na Comlurb, nem tampouco na Prefeitura.

Na última enchente, após uma semana, uma quantidade de lixo absurda ainda permanecia na rua, sem ser recolhido, e eu temia que outra chuva forte entupisse os bueiros novamente levando a uma nova enchente. 

Eu acho a ideia da multa linda, mas não questionar como se resolve o básico soa esquisito pra mim. Mas enfim, a mim não me afeta, quando faço algum lanche rápido na rua uso a lixeira da lanchonete, não tenho o hábito de comer andando pela rua, também não tenho mais cachorro, quando tinha me via aflita com o fato das lixeiras estarem sempre abarrotadas e lá vão 3 anos.

Ou seja, boa sorte pra quem precisar usar uma lixeira depois que a multa estiver valendo. 




fotos: uma das fotos é do lixo não retirado após uma semana e a outra é de umas das lixeira que sempre está abarrotada.

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.