quarta-feira, 19 de outubro de 2005

O portão do mercado de Mileto

Antigo portão romano de Mileto será restaurado em Berlim


Portão - Museu Pergamon

Um portão gigante de pedra construído no Império Romano no século 2 e que passou os últimos 100 anos em Berlim será restaurado pelo museu Pergamon, na capital alemã, disseram autoridades nesta quarta-feira.

Cerca de 58 pedaços do Portão do Mercado de Mileto, que tem 16 metros de altura e pesa 150 toneladas, serão restaurados. Falhas na reconstrução do portão na década de 1920 em Berlim e danos causados por ataques aéreos da Segunda Guerra Mundial serão corrigidos.

O portão romano, que possui três arestas e duas colunas, será restaurado como parte de um programa de restaurações do edifício do Pergamon e suas obras.

O Pergamon afirmou que espera ter o portão - uma peça central do museu - arrumado, assim como outras atrações, em 10 anos.

O portão foi originalmente erguido onde hoje é a Turquia, mas foi danificado por um terremoto por volta dos séculos 10 ou 11. Arqueólogos alemães compraram os restos do portão para Berlim em 1903. Ele foi reconstruído nas décadas seguintes e colocado no museu Pergamon em 1930.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.