terça-feira, 17 de outubro de 2006

Pegue a ponte-aérea

No Rio:

No CCBB, "Aleijadinho e seu tempo". Inaugurada no dia 13, a exposição situa o artista Antônio Francisco Lisboa (1738-1814), "O Aleijadinho", em sua época: o ciclo do ouro em Minas Gerais, o Barroco Mineiro.

"O Brasil foi o maior produtor de ouro do mundo no século 18, e Ouro Preto era uma cidade com todas as benfeitorias urbanas da época. Em apenas 70 anos, passou-se dos índios botocudos à Inconfidência Mineira, que foi o auge do pensamento iluminista. Era um ambiente extraordinário para Aleijadinho, que foi muito requisitado para fazer obras religiosas", diz o curador da mostra, Fabio Magalhães.


São 208 peças - oratórios, estátuas, objetos sacros, peças de ouro, mapas - sendo que cerca de 30 são de Aleijadinho.

Aleijadinho e Seu Tempo
» Onde: Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB-RJ
Rua Primeiro de Março, 66, centro,
» Quando: ter. a dom., das 10h às 21h; até 11/2
» Quanto: entrada franca
» Informações: (21) 3808-2020

Em S.Paulo:

No CCSP, "Sérgio Milliet e as Bienais". Milliet Milliet foi o curador de três das primeiras edições da Bienal de São Paulo - a segunda, terceira e quarta - e, como diretor da Biblioteca Mário de Andrade, foi o responsável por montar a Pinacoteca Municipal, atualmente sob a guarda do CCSP.

Nas paredes iniciais do espaço expositivo, estão presentes obras de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Anita Malfatti, entre outros egressos da Semana de 22. Há nove xilogravuras de Oswaldo Goeldi e seis de Lívio Abramo, artistas cujas obras ganharam muita visibilidade naquelas bienais.

O segundo ambiente da exposição explora os primeiros passos da arte concreta no Brasil, com obras de Geraldo de Barros, Franz Weissmann, Almir Mavignier e Anatol Wladyslaw, entre outros.

Sérgio Milliet e as Bienais
» Onde: Centro Cultural São Paulo, CCSP
Rua Vergueiro, 1.000
» Quando: de ter. a sex., das 10h às 20h;
sáb., das 10h às 18h; dom., das 10h às 16h
» Quanto: entrada franca
» Informações: (11) 3383-3463


fonte: Folha Online e Folha de S.Paulo

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.